Fonte: Base Militar
Por Mass Communication Specialist 2nd Class Riza Caparros, Relações Públicas do USS George Washington
USS GEORGE WASHINGTON,
No mar (NNS) -- Grupo de Ataque do Navio Aeródromo George Washington (Carrier Strike Group) recebeu a visita do chefe da força aeronaval do Chile permitindo que ele experimentasse um vôo num S-3B Vik
ing durante sua visita no dia 19 de maio ao USS George Washington (CVN 73).

O Contra Almirante Felipe Carvajal voou como passageiro no jato para que pudesse se familiarizar com as características e a operação daquela aeronave. Ele informou que seu vôo era um dos passos no processo de determinar se a Marinha do Chile poderia achar conveniente adquirir este jato no futuro. O avião de porta-aviões S-3B Viking é conhecido por sua versatilidade: ele é equipado para várias missões incluindo reconhecimento diurno e noturno; contra-medidas eletrônicas (guerra eletrônica), guerra de C3 (comando, controle e comunicações); além de busca e salvamento. O vôo foi pilotado pelo Oficial de Manutenção do Sea Control Squadron 22 (VS-22) Lt. Cmdr. Ben Cook, que declarou que Carvajal tinha ficado encantado com as capacidades da aeronave e que o vôo de demonstração tinha sido uma ótima oportunidade para ambas as marinhas. "A cooperação entre os governos chileno e americano é espetacular," disse ele, "e devido ao fato dos chilenos estarem avaliando se o S-3 poderia lhes ser útil no futuro, esta foi uma oportunidade de entrar em uma destas aeronaves, conhecer como ela funciona e se atende às suas necessidades operacionais."

A visita de Carvajal ocorreu no momento em que o George Washington Carrier Strike Group está navegando ao longo da costa do Chile como parte do programa Partnership of the Americas (POA) 2008,. O POA demonstra o conceito americano de operações navais assim como a Estratégia Marítima ao cooperar proximamente com as marinhas sul-americanas, promovendo a interoperabilidade e a confiança que no final garantirão uma maior segurança no nosso hemisfério. Para mais notícias sobre o USS George Washington, visite www.navy.mil/local/cvn73/ .
Nota: a noticia acima é o desenrolar da noticia abaixo divulgada em 2006.

EUA ofertam, de graça, aviões militares a países do Cone Sul

EFE via
defesanet

Santiago do Chile, 29 mar (EFE).- A Marinha dos EUA ofereceu, durante a XIV Feira Internacional do Ar e do Espaço (Fidae 2006) que ocorre em Santiago, enviar de graça aviões de patrulhamento e ataque aos países do Cone Sul, segundo a revista aeronáutica "Jane's".
Os aviões oferecidos, sempre segundo a revista, são da multinacional americana Lockheed do tipo S-3 Viking que as autoridades navais dos EUA aposentarão a partir do 2009. A publicação sustenta que mais de cem aviões teriam sido oferecidos oficialmente de forma gratuita às marinhas do Brasil, Argentina, Peru e Chile. Fontes da Marinha chilena confirmaram o oferecimento, embora negaram que tenham decidido por esta aeronave, especialmente pelo fato de existem outras opções para a instituição. Os aviões S-3, desenhados nos anos setenta e modernizados nos oitenta, são utilizados em trabalhos de patrulha, controle marítimo e ataque, e podem alcançar uma velocidade máxima de 800 Km/h. Têm uma autonomia de 7,3 horas, um peso de combate de 20 toneladas e podem ser equipados com quatro torpedos anti-submarino, ou quatro mísseis anti-navio "Harpoon", segundo acrescenta "Jane's".