Alemães testam o sistema IDAS com sucesso
Submarinos U-212 deverão utilizar equipamento a partir de 2014
Fonte: Area Militar

A marinha alemã acaba de anunciar um teste com sucesso do seu sistema conhecido como IDAS (Interactive Defence and Attack System for Submarines).
O IDAS é um novo passo no caminho da implementação de novas tecnologias nos submarinos convencionais.

O IDAS permite pela primeira vez a um submarino, disparar mísseis anti aéreos contra helicópteros de luta anti submarina ou contra navios de pequenas dimensões. Ao contrário de outros mísseis lançados de submarinos o IDAS mantém permanentemente a ligação com o submarino de onde foi lançado.
Como a ligação com o submarino é permanentemente, o míssil pode ser guiado a partir do navio submerso, até uma distância de 20km.

O IDAS é um míssil que é inicialmente lançado a partir de um contentor idêntico a um torpedo que é lançado de forma convencional, mas mantendo ligação por fibra óptica com o submarino.
A uma distância segura, que garante que a posição do submarino não será conhecida pelos sensores inimigos, o míssil descarta o «contentor» que sai então da água para detectar o seu alvo.

Na cabeça do míssil está uma câmara de infravermelhos capaz de captar ondas de calor. Os dados captados, são transmitidos através da fibra óptica para o submarino, a partir do qual um operador literalmente vê o alvo pelos olhos do míssil.

Os sensores do míssil são suficientemente precisos para identificar o alvo, e calcular o melhor ponto de impacto, como qualquer míssil do tipo «fire and forget», mas o operador que recebe os sinais dos sensores em tempo real, tem capacidade para accionar o comando manual do míssil.
Isto reduz dramaticamente a possibilidade de erro e torna quase inúteis os sistemas electrónicos de diversão, quer os que utilizam calor quer os que utilizam interferência de rádio, pois nenhum destes sistemas consegue condicionar a ligação de fibra óptica.

Objectivo: Helicópteros anti submarinos
O míssil IDAS pode ser disparado contra navios de pequenas dimensões e pode mesmo ser utilizado contra alvos em regiões costeiras, como baterias anti-navio, dentro do seu alcance de 20km, mas o alvo principal deste tipo de arma são os helicópteros de luta anti-submarina.

À medida que os sistemas submarinos foram evoluindo, tornou-se necessário aumentar o alcance anti-submarino e das fragatas e contra torpedeiros. Para isso utilizam-se helicópteros, que «caçam» submarinos mergulhando sonares dentro de água para detectar submarinos.

Os submarinos não têm defesa contra este tipo de ameaça, pois sendo detectados pelos sonares dos helicópteros, a única possibilidade é fugir, ou tentar chegar ao fundo, onde o submarino mais facilmente se confunde com o fundo do mar.

1 - Lançamento
2 - Separação do míssil do contentor
3 - Alvo
O IDAS, altera completamente esta equação, pois no caso de ser detectada uma ameaça aérea, o míssil pode com alguma facilidade destruir o helicóptero, garantindo a segurança do submarino. Embora o lançamento do míssil possa ser detectado por um navio inimigo como ele é lançado de um «contentor» longe do submarino, a posição deste não pode ser determinada.

O primeiro teste de lançamento real ocorreu a partir de um dos quatro submarinos do tipo U-212A presentemente ao serviço, no entanto o IDAS deverá entrar ao serviço apenas nos novos submarinos do tipo U-212 (U-212B [1] ) modernizados que se deverão juntar futuramente à frota a partir de 2014.

Os submarinos com sistemas de propulsão independente do ar, têm vindo a marcar pontos e embora com custos de operação mais caros e custos de aquisição igualmente altos, têm aparecido como a solução para as marinhas que colocaram encomendas para submersíveis nos últimos anos.

De entre os países mais avançados na construção deste tipo de submarinos, destacam-se os estaleiros alemães, que lançaram já dois tipos de submarinos com propulsão independente do ar, o U-212, mais adequado para águas costeiras e o U-214, pensado para águas profundas.

Os submarinos presentemente ao serviço, já têm capacidade para lançar torpedos, com os quais podem atingir outros submarinos e podem lançar mísseis anti-navio com os quais podem atacar alvos de superfície.
O submarino espanhol S-80A, presentemente em construção foi concebido para o lançamento de mísseis de cruzeiro que lhe dão capacidade para atacar alvos em terra e uma das outras possibilidades presentemente em estudo, são os sistemas anti-aéreos lançados a partir de submarinos.


[1] - Designação não oficial