Evangelho (Marcos 10,13-16)

Sábado, 24 de Maio de 2008
7ª Semana Comum

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

São Vicente de Lérins

São Vicente de Lérins Neste dia, lembramos um santo pensador e escritor que muito contribuiu para a edificação da Igreja na França do século V. Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins, viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar, até que encontrou-se pessoalmente com Cristo e começou seu processo de santidade.

Caminhando com Deus, entrou na vida monástica e nesta, se despontou como teólogo e escritor famoso, além de se tornar o abade responsável pela reforma no mosteiro de Lérins e de tê-lo transformado em escola de bispos e santos. Como teólogo, combateu a doutrina ariana que afirmava que Jesus não era Deus; venceu também o nestorianismo que ia contra a maternidade divina de Maria, além de chocar-se com a mentira do pelagianismo, o qual via o esforço humano como o necessário para a salvação.

São Vicente de Lérins combateu contra forças espirituais e pecaminosas; usou também de seus escritos para introduzir o povo neste caminho de santidade. Religioso modelar, viveu sempre monge e formador, até que entrou para o Céu no ano de 450.