Chávez anuncia que Venezuela lançará "primeiro míssil de guiamento autônomo"

Fonte: UOL

Caracas, 29 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje que nos "próximos dias" seu país lançará seu "primeiro míssil de guiamento autônomo", como parte do plano de modernização das Forças Armadas, que até agora formalizou a compra de aviões, helicópteros e fuzis de fabricação russa.
"Estamos nos preparando (...) para lançar o primeiro míssil.

Isso ocorrerá nos próximos dias, logo informaremos", anunciou Chávez, em um ato de sua legenda, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na cidade de Porta La Cruz (leste).
O governante explicou que o míssil, batizado com o nome de "dispare e esqueça", tem "vôo autônomo de 115 quilômetros", e que "pode ser comandado a mais de 100 quilômetros (de distância)". Será disparado "lá por cima, por nosso mar territorial", acrescentou Chávez, que deu a entender que o teste ficará sob responsabilidade de jovens militares venezuelanos "totalmente capacitados", com a assessoria de instrutores russos. "Eu vou disparar esse míssil", acrescentou o líder, cujo Governo concretizou nos últimos dois anos a compra junto à Rússia de 24 aviões de caça Sukhoi-30 e de cerca de 50 helicópteros de artilharia por US$ 2 bilhões, segundo dados oficiais de Moscou. Caracas ordenou a aquisição também de 100 mil fuzis AK-103.

Chávez rejeitou as críticas de que teria iniciado uma corrida armamentista na região, com o argumento de que se trata de um plano de modernização de suas Forças Armadas, que até dois anos atrás contavam com fuzis adquiridos na década de 1950.