O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou nesta quarta-feira (28) que a estatal estuda a construção de uma quarta nova refinaria no País, além das unidades que serão instaladas em Pernambuco (Refinaria Abreu e Lima, em parceria com a PDVSA), no Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Premium, que provavelmente será instalada no Estado do Maranhão.

Segundo ele, ainda não há um volume definido para esta nova unidade, mas o total de processamento deverá ser superior à média nacional. Ele não informou se a unidade seguirá o mesmo desenho da Refinaria Premium, que terá capacidade para processar 500 mil barris de óleo por dia e será responsável por produzir combustíveis de elevada qualidade para serem exportados.

Um pouco mais cedo em apresentação no Fórum Nacional, que acontece na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio, o executivo havia defendido que o Brasil não fosse mero exportador do petróleo descoberto na camada pré-sal e investisse na exportação de derivados, com maior valor agregado.