Produção de Maio atingiu os 1,91 milhões de barris por dia

The image “http://www.crwflags.com/art/countries1/angola.gif” cannot be displayed, because it contains errors.

The image “http://copy.pnn.pt/noticias_imagens/petroleo.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.



Fonte: RTP

Petróleo: Angola ultrapassou Nigéria como maior produtor africano em Abril

Lisboa, 15 Mai (Lusa) - A produção petrolífera de Angola foi a maior do continente africano no mês de Abril, superando a da Nigéria, afectada por ataques a instalações petrolíferas, segundo dados hoje divulgados pela Organização de Países Exportadores d Petróleo (OPEP).

A OPEP indica que em Abril, Angola produziu em média 1,873 milhões de barris de petróleo, mais 55 mil do que a Nigéria.

No final de Abril, a produção petrolífera da Nigéria estava nos 1,36 milhões de barris, 40 por cento da capacidade instalada no país, que é anualmente o maior produtor de petróleo em África desde 1978, e no ano passado atingiu um débito de perto de 2,4 milhões de barris diários.

A redução deve-se aos constantes ataques por parte de rebeldes no Delta do Níger, "coração" da produção de petróleo no país, que reclamam contra a poluição causada pela indústria petrolífera e exigem parte da riqueza produzida na região.

A produção na Nigéria foi entretanto regularizada, mas a situação no terreno continua a ser instável, e a generalidade dos analistas admitem a ocorrência de novos ataques a plataformas petrolíferas ou oleodutos.

Angola aderiu à OPEP no início deste ano, e tem uma quota de produção de 1,9 milhões de barris.

Entre os três maiores produtores africanos está ainda a Líbia, com 1,72 milhões de barris.


Angola superou Nigéria como maior produtor africano de petróleo


Fonte: diarioeconomico.com

As exportações diárias de petróleo angolano, excluindo as do terminal 'Palanca', superaram as da Nigéria pela primeira vez em Maio, sendo ainda esperado que estas aumentem 1,6% em Agosto, permitindo ao país superar a Nigéria como o maior produtor de crude do continente negro.

Pedro Duarte

Segundo noticia a agência Bloomberg, segundo os programas de carregamento, as petrolíferas BP, Total, Chevron e Exxon Mobil, bem como outras empresas, irão carregar em média 1,89 milhões de barris por dia em Agosto, mais 1,6% do que os 1,86 milhões de barris estimados para Julho.

A agência precisa que estes dados excluem os carregamentos do terminal 'Palanca', operado pela Total, e para o qual não está disponível um calendário de carregamentos.

Deste modo, e excluíndo as exportações do 'Palanca', serão carregadas em Agosto um total de 61 cargas de petróleo, no total de 58,6 milhões de barris, contra 60 cargas de 57,6 milhões de barris em Julho. De notar que o terminal de Palanca normalmente carrega duas ou três cargas de 985 000.

Angola, que se juntou à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no ano passado, recebeu como objectivo conseguir uma produção diária de 1,9 milhões de barris, tendo a produção angolana aumentado 18% no ano passado para os 1,61 milhões de barris, segundo a Agência Internacional de Energia.

A agência Bloomberg estima que Angola tenha produzido 1,91 milhões de barris em Maio, enquanto que a Nigéria, cuja produção tem sido afectada por constantes ataques de revoltosos aos seus oleodutos e plataformas, produziu 1,9 milhões de barris no mesmo mês.