Planejado como helicóptero de transporte para a Deutsche Lufthansa, o Fa-266 Hornisse era derivado do Fa-61, que realizara uma série de testes bem sucedidos em 1936. O motor ficava no centro da fuselagem, feita de tubos de aço cobertos de tela, com os rotores montados em armações. Em 1939, a Luftwaffe interessou-se pelo modelo, que passou a ser chamado Fa-223 Drache (papagaio). A produção foi problemática devido aos contínuos bombardeios aliados e apenas uns poucos aparelhos produzidos foram usados operacionalmente, onde sua inigualável capacidade de decolar e pousar verticalmente pôde ser explorada. Em 1945, após a rendição alemã, um modelo capturado cruzou o Canal da Mancha, sendo o 1º helicóptero a fazê-lo. Após a guerra, cópias do Fa-223 foram produzidas na Tchecoslováquia e França. Modelo: Fa-223 Envergadura: 24,5 m (com rotores girando - diâmetro de cada rotor: 12 m) Comprimento: 12,25 m Altura: n/d, Peso: 3.175 Kg (vazio) e 4.309 Kg (carregado) Motor: Um BMW 301R, radial, 9 cilindros (1.000 hp) Velocidade: 175 Km/h (máxima) e 121 Km/h (cruzeiro) Teto de Serviço: 7.100 m Alcance: 700 Km Armamento: Nenhum (às vezes uma metralhadora MG 15 de 7,92 mm, manual no nariz) Capacidade de Carga: Até 11 soldados (3 na cabine e 8 na fuselagem) ou 1.000 Kg de carga Tripulação: 1 piloto