ARTIGO DO BLOG CAMPO DE BATALHA AÉREA




DESCRIÇÃO
O Gripen é o mais leve dos caças de nova geração que estão entrando em operação nesse início de século, sendo projetado desde o início como uma plataforma totalmente multifuncional desde o primeiro risco no papel. Os caças atuais como o F-16, ou o F-18, também são multifuncionais, porém para cumprir uma missão de ataque com todo o potencial da aeronave, eles têm que colocar certos módulos específicos dos aviônicos de forma que um avião preparado para atacar alvos terrestres terá uma certa capacidade de combate aéreo, e vice versa. Com o Gripen isso não acontece porque tudo que você precisa está lá, voando com você, bastando apenas teclar certos botões para mudar de missão. Essa capacidade é sem precedentes e com certeza uma excelente vantagem tática e comercial, facilitando um melhor custo benefício dessa aeronave no mercado internacional.
O Gripen está equipado com um motor Volvo RM-12 que, na verdade é uma versão do motor General Eléctric F-404 usado nos caças F/A-18 Hornet dos Estados Unidos. este motor proporciona um empuxo de 8050 kgf, sendo um pouco mais potente que a versão orginal norte americana. Este motor é extremamente confiavel e permite acelerações bruscas sem que apareçam problemas
Acima: Um Gripen solitário voa sobre uma caracteristica paisagem suéca. A agilidade dos sistemas do Gripen impõe uma forte dissuasão estratégica para a Suécia.

Outra grande vantagem do Gripen no mercado internacional é a capacidade de arma-lo com uma enorme variedade de armas de diversas origens. Assim você pode equipa-lo com mísseis Mica, se o governo americano vetarem a venda de mísseis Amraam para seu país, ou ainda mesmo, pode-se adapta-lo com mísseis R-77 russos. Essa capacidade é também única e o torna muito atraente no mercado de caças. A capacidade de manobra desse caça é muito boa também, sendo melhor que a do F-16, um dos seus concorrentes direto no mercado de caças. Na verdade, a configuração aerodinâmica tipo delta canard encontrada nos caças europeus de nova geração é bem eficiente no campo de manobrabilidade e agilidade, deixando para traz muitos aviões de combate modernos. Ainda sobre o armamento do Gripen, pode-se mencionar o poderoso missil antinavio Bofors RBS-15F, que é transportado aos pares. Com um alcance de 200 km e uma ogiva de 200 kg pre-fragmentada, pode por a pique a maioria dos navios de guerra conhecidos com um só impacto. Para copmbate ar ar de curto alcance o missil IRIS-T, que está em fase final de homologação, severá ser o principal missil desse tipo a ser usado pelo Gripen. Atualmente o missil de curto alcance usado é o, já classico, Raytheon AIM-9L Sidewinder. Internamente o Gripen usa um canhão Mauser BK-27 de calibre 27 mm e com uma cadência de 1700 tiros/min, permite eficiencia contra alvos aéreos e blindados leves.

Abaixo: Temos dois infograficos do armamento ar terra e outro do armamento ar ar do Gripen


Do ponto de vista de aviônica, o Gripen dispõe de um radar multi-modo pulso-Doppler Ericsson PS-05/A, com look-down/shoot-down. O radar pode trabalhar em quatro modos ar-ar diferentes: a) track-while-search, rastreia e engaja múltiplos alvos aéreos; b) priority-target-tracking, maior precisão para alvos engajados, enquanto ainda rastreia outros alvos; c) single-target-tracking, modo ar-ar para uso do canhão, por exemplo e d) air-combat-mode, para detecção automática de alvos aéreos em combate. Em modo ar-terra, alvos tão pequenos quanto um automóvel podem ser rastreados a distâncias de 90 Km. A capacidade do PS-05 supera em três vezes a capacidade de procesamento do radar do seu antecessor, o PS-46, instalado no JAS-37 Viggen e com, apenas, 60% do volume deste. Mesmo esse radar sendo um bom equipamento, e com desempenho adequado, está em estudo a sua substituição, por um novo radar com varredura eletronica AESA, que aumentará, ainda mais, as capacidades de combate do Gripen.

Acima: Um dos primeiros JAS-39 D Gripen biplace construido para a Hungria durante um voo de demonstração.

Mas as capacidades desse formidável avião não acabam ai. Ele dispõe do melhor sistema de transmissão e recepção de dados via data link existente no mundo. Através desse sistema, o Gripen pode operar com o radar desligado, apenas recebendo dados das posições inimigas dos outros caças, ou de terra, ou ainda de um avião AWACS. Assim ele se torna muito difícil de ser detectado pelo inimigo. Esse sistema foi copiado pelos americanos que instalaram um sistema similar no F-22 Raptor. O data link do gripen, permite que se abram novas possibilidades táticas para atacar ou interceptar um intruso, de forma que com as aeronaves atuais não é possível sem uma modernização.


Acima: Um Gripen sem cargas externas inicia uma curva durante uma feira aérea. Nessa foto pode-se notar o canhão BK-27 abaixo da entrada de ar esquerda.

O Gripen deverá receber um sensor IRST para designação e identificação passiva de longo alcance, permitindo um melhor aproveitamento dos novos mísseis off boresight que estão entrando no mercado atualmente. O Gripen é um caça que se usado corretamente, impõe uma forte dissuasão, inibindo potenciais inimigos a aventuras beligerantes contra sua nação.



Acima: Dois JAS-39 Gripens , voam configurados para uma missão ar terra. Notem os míseis RBS-15F e os misseis Maveriks, sob as asas.

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Acima: Um desenho do JAS-39 Gripen N, oferecido a Noruega e a Dinamarca. Esta versão possui tanques de combustivel conformais CFT, um novo motor derivado do F-414 usado no F/A-18E Super Hornet e 2 pontos de cargas extras. Esta versão, caso seja construida, será um forte concorrente do Eurofighter Typhoon e do dassault Rafale.


O GRIPEN «Demonstrator»

Mercado norueguês é o principal objectivo do novo avião
Fonte: Area Militar

Ao apresentar na passada semana, uma nova geração de demonstração da sua família de aeronaves JAS-39 Gripen, o fabricante da aeronave, a Saab, iniciou um processo com vista a garantir para o caça sueco, a continuação de uma posição de relevo em termos de caças europeus multifunções.

Desenvolvido nos anos 80 como substituto do Saab-Viggen o Gripen é um dos mais sofisticados aviões de combate europeus, competindo directamente com o Typhoon-II da EADS e com o Rafale da Dassault francesa.

Promovido nesta sua futura terceira versão como aeronave avançada de quinta geração e como aeronave de demonstração de tecnologia, o Saab Gripen-Demonstrator, parece representar acima de tudo uma tentativa de dar um empurrão nas vendas da aeronave que não têm conseguido grandes sucessos no mercado internacional.

Ao contrário dos seus principais rivais europeus, que têm um mercado garantido por encomendas de países que mantêm forças aéreas de consideráveis dimensões, a Saab não pode sobreviver apenas das vendas de aeronaves para a Força Aérea Sueca.

Se o mercado sueco não é suficiente, a Saab neste momento parece estar interessada na futura decisão da vizinha força aérea da Noruega, que ainda não terminou o processo de decisão de compra de aeronaves que deverão substituir os seus F-16MLU presentemente ao serviço.

A apresentação do Saab-Gripen «Demonstrator» não foi resultado do acaso, pois ela antecedeu a apresentação nesta Segunda-feira de uma proposta para o fornecimento de 48 exemplares do caça à força aérea norueguesa.
A proposta de fornecimento à Noruega, inclui grande parte das modernizações propostas pelo Gripen-demonstrator.

Entre os factores favoráveis à aeronave sueca, é segundo o fabricante, o custo bastante menor tanto inicial como durante o período de utilização, quando em comparação com aeronaves concorrentes.

Para a SAAB, uma das formas de garantir a sua permanência no grupo da frente dos construtores europeus, é a de incrementar as capacidades da aeronave, elevando o padrão do Gripen tão alto quanto possível. Assim, o demonstrador da SAAB agora apresentado, terá um motor 20% mais potente que o do actual JAS-39C/D, elevando a potência do Gripen quase ao nível de um F-16, embora o caça sueco seja bastante mais leve, o que deverá dar-lhe melhores prestações.

Além do novo motor, a principal diferença do Gripen-demonstrator para a actual versão do Gripen C/D será a incorporação de um novo radar do tipo AESA, resultado da colaboração SAAB / BAE Systems.


FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 0.9
Velocidade máxima: mach 2.0
Razão de subida: *15240 m/min
Potência: 0,83
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 30º/s
Razão de rolamento: 220º/s
Raio de ação/ alcance: 800km/ 1600km
Alcance do radar: 90 Km
Empuxo: Um motor Volvo RM-12 com 8050 kgf de empuxo máximo.
DIMENSÕES
Comprimento: 14,1 m
Envergadura: 8,4 m
Altura: 4,5 m
Peso: 6622 kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil Mica, Amraam, Meteor, Sidewinder, Iris-T, Python 4, R73
Ar Terra: Míssil Maverick, RBS-15F antinavio, Bombas guiadas a laserBomba DWS planadora.
Interno: Canhão Mauser BK-27 de 27 mm.

GRIPEN EM VIDEO: