Imagem:FBISeal.png


O Federal Bureau of Investigation (FBI), em português Escritório Federal de Investigação, é o órgão federal dos Estados Unidos sem correspondente no Brasil. Comumente é comparado de forma errônea a Polícia Federal brasileira, entretanto, as atribuições de ambos são completamente distintas. Sua sede se localiza em Washington.

O Federal Bureau of Investigation foi criado em 26 de julho de 1908 pelo Promotor Público Charles Joseph Bonaparte, no governo de Theodore Roosevelt. O nome inicial do órgão foi "Bureau of Investigation (BOI)", sendo que a partir de 1935, passou a ter o nome atual. A polícia federal dos Estados Unidos conta hoje com trinta mil funcionários e atua em sessenta países.

Ganhou fama mundial a atuação do diretor J. Edgar Hoover, de 10 de maio de 1924 a 1972, e, portanto, durante 48 anos. No entanto, após a morte de Hoover, o prazo do mandato de diretor foi reduzido a um máximo de dez anos. O diretor atual é Robert S. Mueller III, desde setembro de 2001.

Nos Estados Unidos, o nível de criminalidade tem caído de forma consistente, graças às crescentes melhorias ocorridas nos treinamentos de várias polícias do país. Os avanços tecnológicos também têm auxiliado bastante nesse particular (testes de DNA etc). Outro fator é a integração das polícias às comunidades, e, igualmente, o regime severo das leis norte-americanas, o qual procura imprimir nas mentes de infratores a certeza de uma punição. No cômputo geral, é de capital importância uma atuação ágil do sistema judiciário.

Também deve ter sua eficiência o aperfeiçoamento do processo de levantamento de informações. Destaca-se também o fato de que, hoje em dia, compartilhamentos de informações são usuais entre o FBI e a CIA. Como política de combate à corrupção interna, exige-se dos agentes declarações de bens e de rendimentos, como também são submetidos a testes com detector de mentiras, considerados, aliás, eficientes. Um exemplo de capacidade do judiciário dos Estados Unidos foi o fato de ele ter conseguido acabar com famílias mafiosas (a Cosa Nostra) que reinavam no crime organizado no país.