The image “http://www.jeffhead.com/worldwideaircraftcarriers/kuznetsov1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Fonte UOL

A Rússia pretende equipar as suas forças armadas do mar do Norte e do Pacífico "com cinco ou seis grupos de porta-aviões", anunciou o comandante da Marinha da Rússia, almirante Vladimir Vissotski.

Discursando numa parada em honra do Dia da Armada Russa, o almirante Vissotski sublinhou que foi decidido não apenas construir porta-aviões, "mas [também] sistemas marítimos de porta-aviões".

"Tudo deverá funcionar em sistema, nomeadamente os porta-aviões. Nós chamamos a isso sistema naval de porta-aviões, que irá basear-se nas Armadas do Norte e do Pacífico. A construção desses sistemas terá lugar depois de 2012", afirmou.

O almirante Vladimir Vissotski frisou que os novos sistemas navais de porta-aviões serão muito diferentes dos atuais.

"Primeiro, irão atuar em interação estreita com o grupo de tropas espaciais. Além disso, os sistemas de porta-aviões irão agir em contato estreito com a Força Aérea e com os sistemas de defesa antiaérea", disse.

Metas

Ainda segundo o almirante, o objetivo é constituir cinco ou seis grupos de porta-aviões. Atualmente, a Marinha de Guerra da Rússia está equipada com um único porta-aviões, o Nikolai Kuznetsov, que presta serviço na Armada do Norte desde 1985.

Esse navio pode transportar mais de 50 de aviões e helicópteros, tem uma tripulação de 1500 homens. O porta-aviões Nikolai Kuznetsov está equipado com sistemas de defesa anti-submarino e de defesa antiaérea.

A construção de novos porta-aviões faz parte de um plano mais amplo de modernização da Marinha de Guerra da Rússia.

"A Marinha de Guerra continuará a construção de novos cruzadores de importância estratégica, submarinos multifuncionais, fragatas, corvetas, navios de desembarque, lanchas de combate e navios de apoio", adiantou o almirante.

De acordo com Vissotski, a Marinha de Guerra russa ficará equipada ainda este ano com o sistema de mísseis intercontinentais "Bulava-M", construído para equipar os novos submarinos atômicos estratégicos da classe "Borei".

Sistema

Os últimos testes dos "Bulava-M" foram realizados em 2007, mas sem sucesso. "Não obstante existirem ainda algumas divergências sobre o míssil, ele vai acabar por aprender a voar. E não só a voar, mas a realizar o seu potencial", disse o almirante.

"Esse sistema será levado à perfeição, e ainda este ano, o controlo do comando da Marinha sobre esse processo será total", afirmou.

O sistema de mísseis "Bulava-M" é composto por vários mísseis com cargas nucleares que poderão ser apontados para diferentes alvos e tem um raio de alcance de até 8.000 quilômetros.

Em relação aos submarinos nucleares da classe "Borei", o almirante anunciou que o modelo modernizado irá equipar a Marinha russa até 2040, mas prometeu mais.

"Queremos não só introduzir novas tecnologias, não só competir com o Ocidente, mas dar passos radicalmente novos, que nos permitam ver os submarinos da segunda metade do século 21", disse.

Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov aircraft carrier
Admiral Kuznetsov carrier em video: