Outro avião da Qantas faz um pouso forçado
Fonte: Revista Veja - (Com agência France-Presse)


Um avião da companhia australiana Qantas teve que fazer um pouso forçado na noite desta segunda-feira (horário local) em Adelaide, no sul da Austrália, devido à abertura de porta, em pleno vôo, de uma das portas do aparelho, segundo o jornal Herald Sun. O avião, um Boeing 737-800, decolou às 18h08 locais de Adelaide com destino a Melbourne, e deu meia-volta depois de 37 minutos de vôo. O incidente acontece três dias depois de um 747-400 da mesma companhia ter efetuado um pouso de emergência em Manila depois de ter sido constatado um rombo na fuselagem do aparelho (na foto).

http://members.chello.nl/s.c.verbrugge/Qantas737-836.jpg

Porta abre e avião é obrigado a fazer pouso forçado


Fonte: Terra

Um avião da companhia australiana Qantas teve que fazer um pouso forçado na noite desta segunda-feira em Adelaide, no sul da Austrália, devido à abertura, em pleno vôo, de uma das portas do aparelho, segundo o jornal Herald Sun.

O avião, um Boeing 737-800, decolou às 18h08 locais de Adelaide com destino a Melbourne, e deu meia volta depois de 37 minutos de vôo. Vários passageiros citados pelo jornal Herald Sun explicaram que uma das portas da cabine se abriu provocando o caos a bordo do avião.

No entanto, fontes da companhia aérea afirmaram que o problema ocorreu com a porta do trem de pouso que não se fechou corretamente depois da decolagem. Um porta-voz da Qantas confirmou o incidente, mas não quis comentar as causas.

"Não houve nenhum risco para a segurança em momento algum", assegurou o porta-voz. O incidente acontece três dias depois de um 747-400 da mesma companhia ter efetuado um pouso de emergência em Manila depois de ter sido constatado um rombo na fuselagem do aparelho.

Na véspera, os investigadores da segurança aérea indicaram que e explosão de uma bomba de oxigênio pode ter causado o enorme rombo na fuselagem do Boing da companhia australiana Qantas que teve de realizar um pouso de emergência em Manila, Filipinas, na sexta-feira.

Vários investigadores informaram ter dado por falta no avião de uma bomba de oxigênio de emergênciam, e pediram à companhia aérea que inspecione todos os cilindros da frota do Boeing 747.

"É muito cedo para dizer se esta foi a causa da explosão", ressaltou o investigador do Departamento Australiano de Segurança nos Transportes, Neville Blyth, acrescentando que seus colegas descartaram a hipótese de um ataque terrorista.

Blyth indicou ainda que dentro de dois ou três meses será divulgado um relatório preliminar da investigação. Vários passageiros do Boeing 747 da Qantas contaram que, depois de ouvir um barulho muito alto, o avião, que voava entre Londres e Melbourne, via Hong Kong, sofreu uma queda de mais de 6 mil metros.

Não houve nenhum ferido entre os 346 passageiros e 19 membros da tripulação. O aparelho teve de aterrissar depois da forte despressurização causado pelo buraco na fuselagem.

O aparelho, o vôo QF30, havia decolado de Hong Kong às 9h locais e tinha previsto aterrissar em Melbourne às 11h45, segundo o site da Qantas. Lorena Dimaya, porta-voz da Qantas em Manila, garantiu que o acidente não representou ameaça de vida para os passageiros.