FAB celebra 25 anos de operação na Antártica


Fonte:
III COMAR - FAB - Fotos: Stg Johnson/CECOMSAER (Antártica) e Sgt L Henrique/BAGL (Solenidade no RJ)

A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), comemorou nesta, quinta-feira, no Rio de Janeiro, os 25 anos de operação da Força Aérea Brasileira na Antártica.

Assista aqui à reportagem sobre o apoio da FAB na Antártica

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, presidiu a solenidade realizada na Base Aérea do Galeão.

"Além do apoio logístico à comunidade, é fundamental a importância do 1º/1º GT no apoio à pesquisa científica do país", declarou o Comandante, numa referência à participação da FAB no programa antártico brasileiro, coordenado pela Marinha do Brasil.

Em apoio ao PROANTAR, o Esquadrão transporta pesquisadores, equipamentos, alimentos e militares para guarnecer a Estação Brasileira Comandante Ferraz. Os pousos são realizados na Base Aérea chilena Eduardo Frei Montalva.

"Para ser um tripulante antártico é preciso aprender a lidar com a complexa meteorologia da região e a dominar as diferenças da operação no gelo", destaca o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel-Aviador Marcos Aurélio Santos Martins.

A primeira tripulação que realizou o pouso no continente antártico em 23 de agosto de 1983 foi homenageada durante a solenidade. "Um C-130 é um equipamento mecânico, mas passa pela vida da gente e vira só sentimento", disse o Brigadeiro-do-Ar Sabino Freire.

O esquadrão também manifestou numa placa de bronze toda a consideração pela chamada "comissária do hércules". Alice Klausz caminha para o vôo de número 143 a bordo do gordo, nome que identifica a aeronave Hércules usada pela unidade aérea.

A frota ganhou um adesivo com o selo comemorativo dos 25 anos. Uma exposição realizada pelo programa PROANTAR mostrou a trajetória dessa história de abnegação e patriotismo.

FAB na Antártica em vídeo: