A Batalha de Platéia

Fonte: Portal de Arqueologia

O "Urso" é humilhado... A Batalha de Platéia foi um dos últimos confrontos da guerra entre persas e gregos, conflito que parecia interminável. Esta grande rixa foi a maior batalha terrestre das Guerras Persas...

http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/grecia/historia_civilizacao/imagens/guerras-medicas.jpg
Um Grande Confronto

Algumas silenciosas ruínas de templos, pedras entalhadas e caminhos de cascalho abandonados. Uma planície vazia entre os contrafortes ondulados às margens do rio Asopo, 50 quilômetros a noroeste de Atenas, na Grécia.

Nada indica que estejamos no local onde ocorreu um dos últimos confrontos na guerra entre Persas e Gregos há uns 2.500 anos. Aqui se travou a maior batalha terrestre das Guerras Persas: a batalha de Platéia.

Usarei um texto religioso, uma espécie de profecia, para narrar o início dos confrontos entre Gregos e Persas: Três reis se poriam em pé para a Pérsia, e um quarto rei Persa, que incitaria tudo contra o reino da Grécia. Esse último rei evidentemente foi o filho de Dario, Xerxes. Com o objetivo de se vingar da derrota persa em Maratona, Xerxes enviou suas forças em massa contra o território continental da Grécia, em 480 a.C. Depois de uma vitória difícil nas Termópilas, porém, suas forças sofreram uma grande derrota em Salamina.

Após alguns anos de tentativas de negociaçġes muito mal sucedidas entre Persas e Gregos, iniciou-se o episódio final do confronto, em Platéia, no ano de 479 a.C. Ali, cerca de 40.000 soldados gregos de infantaria, incluindo atenienses, espartanos e forças de outras cidades gregas, liderados pelo general Pausânias, enfrentaram os 100.000 soldados de Mardônio, general Persa.

Após um ataque fulminante de Mardônio, os soldados espartanos lançaram um bem organizado contra-ataque, contando com compridas lanças e pesados escudos, os gregos fizeram com que o exército persa recuasse rapidamente, Mardônio por sua vez caiu do cavalo e deu de cara com a morte. Os soldados Persas, sem comandante, bateram em uma desorganizada retirada. Enquanto isso a marinha grega vencia a marinha Persa. Desta maneira uma importante vitória fez com que as forças militares do Império Persa jamais lutassem novamente em território europeu.


Guerras Médicas

Fonte: GGuerras

The image “http://gguerras.files.wordpress.com/2007/09/batalla-de-salamina.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Dentre os conflitos da idade antiga, as guerras entre gregos e persas, apresentam uma grande importância pra a história do mundo ocidental. Elas ocorreram em razão da disputa das terras da Ásia Menor (atual Turquia), rica em cereais e especiarias. Dário, rei dos persas, decretou que todas as colônias gregas naquela região deveriam pagar tributos à Pérsia. Essa atitude provocou uma revolta das colônias que auxiliadas por Atenas foram contra o poder desse rei. Assim, começaram as longas lutas entre gregos e persas (representando o Ocidente e o Oriente), conhecidas pela designação de Guerras Médicas. Em sua primeira investida, Dário, desembarca na planície de Maratona (490 a.C.) com uma tropa de 60.000 soldados, e tem-se o início uma feroz batalha contra 12.000 gregos, comandados pelo general Milcíades. A superioridade numérica oriental foi barrada pelas poderosas e bem treinadas tropas ocidentais, fazendo os persas recuarem. O contra-ataque foi realizado dez anos depois do fracasso de Maratona por Xerxes, filho de Dário, agora com uma grande frota e centenas de batalhões que avançaram sobre o norte da Grécia, devastando tudo que encontravam, porém não ultrapassaram o litoral, pois necessitavam de grande quantidade de alimentos e armamentos. Em frente ao desfiladeiro de Termópilas, o enorme exército de Xerxes encontra 1.300 inimigos (300 espartanos e 1.000 acadianos), que apesar de estarem em menor número causaram muitas perdas aos orientais. O único modo de continuar o avanço foi uma passagem secreta por entre os desfiladeiros que direcionou para o flanco helênico. Com a vitória em Termópilas, parecia que nada mais poderia impedir as forças de Xerxes, até que, em um golpe de estratégia, os gregos esmagam a tropa persa na batalha de Salamina. Com a sua fonte de soldados e suprimentos arrasada, o império persa capitulou.

Caso os gregos não houvessem vencido, possivelmente o seu legado nas áreas da retórica, Dialética, Ciência, Filosofia e Matemática não seria transmitido por gerações até hoje e as bases políticas e jurídicas do mundo ocidental contemporâneo não seriam as mesmas.


à Filmes Recomendados:

· Os 300 de Esparta; de Rudy Mate e George St. George.

· 300; de Zack Snyder.

à Livro Recomendado:

· Os 300 Espartanos; de Miller, Frank.

EM VIDEO: