http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/9/9/1145990.jpg
Aerolíneas Argentinas pode ter jatos da Embraer

Fonte: Agência Estado

Rio - Pela primeira vez desde que o governo argentino anunciou, no mês passado, que a Aerolíneas Argentinas quer reestruturar sua operação doméstica e na América do Sul com aviões da Embraer, a fabricante brasileira confirmou oficialmente as negociações. O vice-presidente de relações externas da Embraer, Henrique Rzezinski, disse ontem que as conversas foram oficialmente iniciadas em julho, mês em que o governo de Cristina Kirchner propôs a reestatização da Aerolíneas, controlada pelo grupo espanhol Marsans. A empresa, que era estatal até 1990, tem dívida estimada em US$ 900 milhões.

"Existe interesse da Aerolíneas e da Embraer, mas as negociações são ainda bastante preliminares. Esperamos que ela avance no futuro", comentou o executivo. Ele não se mostrou receoso de que a situação macroeconômica argentina inviabilize o negócio. "Isso não é impeditivo. Estamos negociando com a Aerolíneas como negociamos com empresas do mundo inteiro", disse. Rzezinski também afirmou que a negociação com a Aerolíneas Argentinas poderá contar com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

http://www.embraercommercialjets.com/english/content/ejets/img/img_cross_section_170.jpg

De acordo com ele, ainda está em estudos qual o melhor modelo de avião para atender às necessidades da Aerolíneas, assim como a quantidade. Mas já foi definido que as aeronaves serão utilizadas para rotas dentro da América do Sul. "Neste momento, ainda não existe nenhuma preferência. Também não se falou em quantidade, o que vai depender muito da análise de viabilidade financeira da própria Aerolíneas", disse. O mercado estima uma necessidade de até 65 jatos da Embraer para a Aerolíneas e para a sua subsidiária Austral nos vôos domésticos e no Cone Sul. Em abril, as duas empresas, juntas, tinham 57 aeronaves. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)