Industria iraniana faz uma cópia do F-5 com cauda dupla

ÁREA MILITAR

A industria militar iraniana tem-se esforçado nos últimos tempos para dar mostras de grande capacidade e pujança, no lançamento de novas armas com que espera desincentivar qualquer eventual ataque ao país por parte dos Estados Unidos ou de qualquer dos seus aliados como Israel.

O mais recente fruto dos esforços do Irã, chama-se Saeghe-80, ou trovão, e depois de ter sido revelado, confirma-se que se trata de uma versão do caça ligeiro F-5, dos quais muitos foram fornecidos ao Irão durante o tempo do Xá.

A aeronave apresenta algumas alterações nas linhas, mas a principal alteração, consiste na existência de dois lemes verticais, contra apenas um no F-5.

O Saeghe-80 e o F-5
As prestações da aeronave não deverão ser muito superiores às do F-5, pelo que a capacidade para carregar armamentos também não deverá ser muito diferente.

No entanto há especulações sobre a capacidade que este Saeghe-80 terá em termos de melhor manobrabilidade que lhe será conferida pelo diferente desenho da cauda e do corpo do avião.

Aliás, a cauda dupla, ao estilo do caça A/F-18 americano, levou a que algumas informações referissem que os técnicos iranianos tinham construído um avião com capacidades idênticas às do A/F-18, o que na realidade não aconteceu. O Saeghe, com o mesmo numero de pontos de fixação nas asas e configuração idêntica, poderá servir como avião de ataque mas dificilmente poderá enfrentar aeronaves mais sofisticadas.


Também se especula que o Saeghe-80 terá comandos «Fly-by-wire», mas esta informação não foi confirmada, como também não foi confirmada a informação que aponta para o novo caça, uma potência 20% superior ao F-5 original.
As linha do Saeghe-80 mostram claramente a origem do avião

O pequeno numero de Saeghe-80 disponíveis, leva a que os analistas internacionais considerem que o Irã aproveitou peças em bom estado de aviões D-5 desactivados e que reconstruiu a carcaça do avião utilizando os seus próprios recursos.
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Embora o Saeghe-80 seja de facto um avião dos anos 60, com algumas modificações, não deixa de ser impressionante o que o Irão tem conseguido fazer, com apoios reduzidos e alguns embargos internacionais.

O Irão acusa aliás os Estados Unidos de serem responsáveis pela situação desastrosa da aviação civil iraniana, que não tem acesso a aeronaves modernas por causa dos embargos a que o país está submetido.

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Azarakhsh - A primeira versão era essencialmente um F-5 recostruído

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Saeghe-80 (primeiro protótipo) - Cauda dupla e novos pós-combustores e desenho geral muito similar ao F-5E


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Azarakhsh - (segundo protótipo) - Cauda dupla e novos pós-combustores e entrada de ar maior indicando troca de motores.

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Azarakhsh - (segundo protótipo) - As entradas de ar são retangulares como no F-4 Phanton

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Saeghe-80 (primeiro protótipo) - As entradas de ar eram clássicas como no F-5 estilo "garrafa de coca-cola".

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Azarakhsh - (segundo protótipo) - As entradas de ar são retangulares como no F-4 Phanton - Esta foto mostra que também há uma modificação na área da asa próxima a entrada de ar.

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"Azarakhsh" a esquerda e o "Saeghe-80" a direita-As duas versões voando lado a lado
(observe o detalhe do desenho na cauda no primeiro protótipo)


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"Azarakhsh" a frente e o "Saeghe-80" a trás - As duas versões taxiando fica clara a diferença nas entradas de ar. Além disso o segundo protótipo só possui um canhão indicando provavelmente uma antena de radar maior (como no F-5EM da FAB).

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"Azarakhsh" a trás e o "Saeghe-80" a frente - As duas versões dentro de um hangar fica clara a diferença nas entradas de ar.

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"Azarakhsh" versão final de série do F-5 made in iran
Com desenho mais refinado a nova versão tem entradas de ar diferentes e "dentes" nas asas.

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"Azarakhsh" versão final de série do F-5 made in iran - observar detalhe da entrada de ar.

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Futuro Shafagh deve incorporar varias tecnologias de materiais desenvolvidas para o Azarakhsh.

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Especula-se que o Shafagh será motorizado com o Turbojato Russo Klimov RD-33 do MiG-29 (acima).
Além de incorporar um avançado cockpit (abaixo).

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