Evangelho (Mateus 23,13-22)

Naquele tempo, disse Jesus: 13"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!'
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado".

São Luís IX

São Luís IX

Nós celebramos neste dia a vida do Santo rei da França, Luís IX que nasceu em Poissy em 1214. São Luís IX teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do Batismo: " Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ".
A rainha-mãe Branca de Castela providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna de rei, desta forma quando seu pai morreu, Luís com apenas 12 anos pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda situação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís IX era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que provocado por nobres respondia: " Se dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia! ".
São Luís IX buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus ". Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao papa São Luís IX organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares Santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera. Ao receber os Santos Sacramentos São Luís IX entrou no Céu em 55 anos.