http://oglobo.globo.com/fotos/2008/08/17/17_MHG_mun_iran.jpg

Irã testa foguete lançando imitação de satélite

O Globo Online - Reuters


TEERÃ - O Irã informou neste domingo que, pela primeira vez, colocou em órbita uma imitação de satélite com o lançamento de um foguete fabricado no país. A mídia iraniana chegou a divulgar que se tratava de um satélite real, mas a simples experiência já é considerada motivo de preocupação no Ocidente. A tecnologia usada para o lançamento de satélites também pode ser usada para lançar bombas nucleares, embora o governo iraniano negue que tenha planos neste sentido.

- O transportador de satélites Safír (embaixador) foi lançado hoje e pela primeira vez colocamos com sucesso uma imitação de satélite em órbita - disse o chefe da Organização Espacial Iraniana, Reza Taghizadeh.

O Irã já havia preocupado o Ocidente ao testar, em fevereiro, outros foguetes de fabricação iraniana como parte de seu primeiro programa de satélite, Explorer 1. O presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, acompanhou o novo lançamento. Segundo a televisão local, "o presidente parabenizou a nação iraniana pela grande conquista".

O Ocidente acusa o Irã de ocultar seu programa nuclear sob o programa espacial. Quarto maior produtor mundial de petróleo, o país afirma que precisa da tecnologia nuclear para produzir energia.

No mês passado, o país provocou outra polêmica ao lançar foguetes com capacidade de alcançar Israel e bases dos EUA na região. Na ocasião, fotos oficiais do lançamento foram alteradas digitalmente.

Foto: Reuters
Safir, o foguete lançado no fim de semana pelo Irã (Foto: Reuters)

EUA dizem que teste iraniano com foguete fracassou
Irã pretendia usar foguete para pôr um satélite em órbita.
País anunciou lançamento no domingo, dizendo ter sido bem-sucedido.

Da France Presse - Via G1

Fracassou um teste realizado pelo Irã para tentar pôr em órbita um satélite com a ajuda de um foguete, assegurou nesta terça-feira (19) um funcionário da Defesa norte-americana.

"Detectamos a tentativa do Irã e nossos relatórios indicam que não foi bem-sucedida", declarou, precisando que não atingiu a órbita.

O foguete Safir, lançado no domingo pelo Irã, seria capaz de colocar um satélite leve em órbita baixa da Terra, havia anunciado na segunda-feira a televisão pública iraniana, depois do questionamento de fontes ocidentais.

"O foguete pode colocar um satélite leve em órbita baixa, a uma distância mínima de 250 km da Terra e máxima de 500 km", afirmou o locutor.

O lançamento pelo Irã ao espaço de um foguete de fabricação local foi considerado "preocupante" no domingo pela Casa Branca, uma vez que uma tal tecnologia poderia também ser empregada em mísseis balísticos.

Há anos Teerã investe em seu programa espacial, enquanto a comunidade internacional manifesta preocupação com outro aspecto de seu desenvolvimento tecnológico, o na área nuclear.

Reação

Vários países, especialmente os Estados Unidos, têm procurado convencer o Irã a abandonar seu programa nuclear, temendo que o país tenha como objetivo desenvolver armas atômicas.

Mas o Irã alega que o programa tem apenas fins pacíficos e insiste que irá continuar, apesar de sanções internacionais.

Antes de dizer que o lançamento fracassou, o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe disse que o lançamento do foguete foi preocupante e representa um desrespeito aos compromissos que o Irã tem em relação à ONU.

Em fevereiro, o país asiático enviou uma sonda ao espaço, também como parte dos preparativos para lançar um satélite de fabricação nacional.

Antes, em outubro de 2005, um satélite iraniano fabricado na Rússia, o Sina-1, foi colocado no espaço por um foguete da Rússia.