The image “http://www.coter.eb.mil.br/noticias/noticias2006/imagens/not060906d.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
Pilotos de caça da FAB estarão em Campo Grande para torneio operacional

Fonte: CECOMSAER - FAB

Pilotos de todas as unidades de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) estarão em Campo Grande (MS), de 25 de agosto a 3 de setembro, para uma das mais tradicionais competições operacionais da aviação militar: o XXVIII Torneio da Aviação de Caça (TAC). São mais de quatro décadas de disputa no país.

Por dez dias, os 11 esquadrões de caça da FAB disputarão entre si o título de campeão da competição, em provas de ataque ao solo e navegação à baixa altura, além de provas esportivas, como corrida de orientação e tiro.

As missões reais serão realizadas num cenário fictício, no qual a Base Aérea de Campo Grande é o centro de operações aéreas das forças de coalizão lideradas pelo país “Carandá”, sob ordens da “Organização do Tratado do Atlântico Sul”. Nesse ambiente, a FAB participa do esforço mundial contra a guerra iniciada por “Sarandi”, país que tenta impedir de modo violento a independência de “Xaraes”.

Na segunda-feira (25), as aeronaves chegarão a Campo Grande, a partir das 13h. Participam da disputa os caças F-5EM, F-2000, A-1, A-29 e AT-26, além de aeronaves-radar (E-99), helicópteros de transporte H-1H e H-34, e um avião SC-95 Bandeirante da Aviação de Busca e Resgate. Saiba mais sobre cada uma dessas aeronaves na página da FAB na internet: www.fab.mil.br.


O TAC é uma atividade operacional que tem como objetivos, dentre outros: consolidar e aprimorar a doutrina de emprego, além de permitir o intercâmbio de conhecimentos entre os Esquadrões participantes e a avaliação da nossa aviação de caça no emprego operacional”, afirma o Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, comandante da Terceira Força Aérea (IIIFAE), que comanda das Aviações de Caça e de Reconhecimento da FAB.

Na primeira semana, os esquadrões receberão relatórios de reconhecimento dos alvos e planejarão missões reais de ataque. Entre os dias 28 e 29, serão realizados 94 ataques contra as posições inimigas do cenário fictício de combate, com o emprego de uma bomba inerte de treinamento, que não explode nem causa danos à área de emprego. A localização dos alvos será mantida sob sigilo até a emissão das ordens de ataque, nos primeiros dias da competição.

A imprensa poderá conhecer de perto o torneio operacional nos dias 25 de agosto (de 13h às 17h), quando da chegada dos caças a Campo Grande, e no dia 28 de agosto, no primeiro dia de decolagens para as missões de ataque, a partir de 8 horas (horário a confirmar). Os interessados em acompanhar os eventos do TAC deverão entrar em contato com a Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Campo Grande, por meio dos telefones (67) 3368-3122/3123 ou do e-mail: imprensa.fab@gmail.com. Celular de serviço: (61) 9658-1335 (a partir de 23/08).