Forças Aéreas do Brasil e da Venezuela iniciam operação militar na fronteira

Fonte: CECOMSAER - FAB

Uma comitiva de 15 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou, neste dia 18, no Aeroporto da cidade de Santa Elena do Uairén, com o objetivo de participar de uma reunião de coordenação com a Aviação Militar Venezuelana (AMV), a fim de ajustar os últimos detalhes para a realização da quinta edição da Operação de Defesa Aérea, denominada VENBRA V.

A FAB foi recepcionada pelo Comandante da Base Aérea El Libertador, General de Brigada Eslain Longa Tirado, e sua equipe. Na seqüência, todos se dirigiram para o Hotel Anaconda, onde aconteceu a reunião. Os militares brasileiros tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer de perto as aeronaves e meios de detecção venezuelanos. Cerca de 140 militares da AMV participam diretamente da Operação.

Segundo o General Longa, esta Operação é mais uma excelente oportunidade para sedimentar e treinar os procedimentos de defesa aérea na fronteira e, assim, reprimir a atividade irregular, que ele compara a um câncer que precisa ser constantemente combatido. Ressaltou ainda a possibilidade de se compartilhar experiências operacionais e confraternizar com os nossos militares.

A VENBRA V se estende até o dia 22. Aeronaves venezuelanas operam a partir de Santa Elena do Uairén e as brasileiras de Boa Vista (RR).