http://www.aridztech.com/scorpene/images/malaysia-water.jpg

Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim

Acordo deverá ser assinado em dezembro deste ano.
Novo equipamento é necessário para garantir segurança das novas bacias.

Dório Victor Do G1, em Itapemirim (ES)

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta segunda-feira (22) que o governo brasileiro assinará um acordo estratégico com a França no final deste ano que prevê, entre outros pontos, a construção do primeiro submarino nuclear do país.

A declaração foi dada nesta segunda-feira, durante a Operação Atlântico, realizada no estado do Espírito Santo. O evento consiste em exercícios de guerra envolvendo ações em conjunto do Exército, Marinha e Aeronáutica. Na ocasião, Jobim informou que a decisão de criar um acordo estratégico foi tomada em dois encontros entre os governos francês e brasileiro, realizados neste ano.

Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim (Foto: Dório Victor/G1)

"Nestes encontros ficou definida claramente a parceria estratégica com a França. (...) A respeito da Marinha, vamos construir o submarino nuclear. Nosso acordo com eles é a construção da parte não nuclear do submarino. (...) O presidente Sarkozy deverá vir ao Brasil no final do ano para firmar este acordo, que deverá ser assinado no dia 22 ou 23 de dezembro", disse.


http://www.rotaryaction.com/images/rambo3d.jpg
Acordo prevê novo helicóptero

Dentre outros aspectos previstos no acordo está a construção de um helicóptero (E-725) que, segundo o ministro, é superior ao utilizado pelas Forças Armadas. "O terceiro quesito do acordo é o que eu chamo de capacitação do soldado do futuro, que é um soldado totalmente preparado. É o que queremos para a Amazônia", disse, sem explicar quais seriam os treinamentos e equipamentos deste novo soldado.

Uma das principais vantagens do novo submarino em comparação aos usados atualmente estão o tempo de permanência embaixo da água, muito superior aos convencionais. "O Brasil não tem inimigo, mas nós temos que continuar em defesa da capacitação nacional, para o Brasil poder dizer 'não' em algum momento", disse.

Acordo prevê quatro submarinos convencionais

O Comandante de operações navais, almirante Álvaro Luiz Pinto, informou que o acordo prevê a construção de mais quatro submarinos convencionais. "O submarino convencional é projetado para atuar em regiões próximas à costa. No entanto, os quatros nos darão embasamento para desenvolver o submarino nuclear aqui no país", disse.

Marinha, Exército e Aeronáutica realizam exercícios de guerra no ES

(Foto: Sergio Moraes / Reuters)


Marinha, Exército e Aeronáutica realizam exercícios de guerra no ES

Operação Atlântico é realizada no Sul do Estado desde o último dia 12.
Evento contou com a presença do ministro da Justiça, Nelson Jobim.

Dorio Victor Do G1, em Itapemirim (ES) - o repórter viajou a convite do Ministério da Defesa

Soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica resgataram reféns na manhã desta segunda-feira (22) em Marataízes, no Sul do Espírito Santo. Ninguém ficou ferido, afinal, o resgate fazia parte de um dos exercícios de guerra praticados durante a Operação Atlântico, realizada desde o último dia 12 nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

A operação tem como objetivo realizar exercícios de guerra para a defesa da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da Região Sudeste. A ação conta com mais de 10 mil militares, e conta com 17 navios, 40 aeronaves e 327 veículos terrestres.

Foi montada na região um hospital de campanha, que, além de fazer parte do exercício de guerra, também oferece diversos serviços médicos à população do Sul capixaba.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, acompanhou de perto as ações dos militares nesta manhã. Na ocasião, ele revelou que o país vai assinar com a França um acordo que vai proporcionar a construção de um submarino nuclear ao país.

"O objetivo é que fazer com que todas as forças façam uma única força. É importante porque nós viemos de uma tradição de isolamento, então, essa tradição nova, que não é fácil alcançar, mas a intenção e caminharmos para estas operações conjuntas", disse.