http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0216/Usina%20Nuclear%20do%20Ir%C3%A3.jpg
EUA e Rússia acertam negociações a seis sobre Irã

Da France Presse - Via G1

Estados Unidos e Rússia acertaram nesta quarta-feira a realização de novas reuniões ministeriais entre seis partes sobre o tema do programa nuclear iraniano, informou um funcionário americano.

A decisão foi tomada durante um encontro, em Nova York, entre a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, e o chanceler russo, Serguei Lavrov.

"Os dois ministros acertaram que devem ocorrer reuniões em nível ministerial", declarou o subsecretário de Estado encarrgado dos Assuntos Europeus, Daniel Fried.

O subsecretário não informou a data desta reunião ministerial sobre o programa nuclear do Irã.

A questão nuclear iraniana é analisada por ministros de França, China, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha e Rússia.

Teerã se nega a suspender seu programa nuclear e rejeita a acusação dos Estados Unidos de que é uma fachada para a construção de armas atômicas.

Este foi o primeiro encontro entre Rice e Lavrov após o conflito georgiano, que recrudesceu a tensão nas relações diplomáticas bilaterais.

A tensão entre EUA e Rússia aumentou com a recente ofensiva militar russa na Geórgia e voltou a se agravar, após o reconhecimento, por parte de Moscou, da independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, outra região separatista georgiana.

Após a reunião, Lavrov destacou que a Rússia considera fundamental cooperar com os Estados Unidos, mas se reserva o direito de defender seus interesses regionais.

"A cooperação entre Estados Unidos e Rússia é fundamental", mas o governo russo considera certas zonas geográficas "como de primeira importância" e "quer defender seus cidadãos".