http://www.iasa.com.au/folders/Safety_Issues/RiskManagement/gatecrashing_files/alitalia_MD80.jpg
Fracassa negociação para compra da Alitalia
Grupo de empresários retirou oferta para adquirir companhia.
Berlusconi afirmou que está diante de 'abismo'.

Da France Presse Via G1

Um consórcio de 18 empresários italianos (CAI) retirou nesta quinta-feira (18) a oferta de compra da companhia aérea Alitalia, à beira da falência, informou o mesmo em um comunicado oficial ao fim de uma assembléia. A decisão foi aprovada por unaminidade.

O CAI retirou a oferta depois de não alcançar um acordo com todos os sindicatos do setor, divididos em relação ao plano de compra da principal companhia de aviação italiana.

The image “http://cache.daylife.com/imageserve/08ut5kz0xKbND/610x.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Os nove sindicatos da Alitalia ficaram divididos em relação à última oferta apresentada pelo consórcio CAI para adquirir a empresa. Somente três sindicatos aceitaram a proposta, enquanto os representantes dos pilotos e dos funcionários de vôo rejeitaram o plano, que prevê demissões, reduções salariais e menos benefícios.

O maior sindicato, CGIL, pediu mais tempo e apresentou uma contraproposta, mas tanto o governo como os empresários consideram que não há tempo para mais negociações.

Abismo
"A situação é dramática, estamos diante de um abismo", comentou o chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi.

A decisão dos empresários italianos pode provocar a falência da companhia, que emprega mais de 20 mil pessoas e tem 49,9% de seu controle nas mãos do estado italiano.