Versão modernizada do Leopard-2 A4
Kit transforma tanques mais antigos para novo padrão


A Rheinmetall-Defence da Alemanha, anunciou no inicio de Setembro que estaria disponibilizando um kit de modificação para seus tanques mais antigos Leopard-2 A4, a mais numerosa versão do carro de combate alemão, que se transformou em um dos mais divulgados veículos blindados da Europa.

O próprio exército alemão, que adquiriu cerca de 1.800 unidades do Leopard-2 (tendo todas elas sido modernizadas para o padrão A4), modernizou muitos deles para versões mais modernas e retirou os restantes tanques de serviço ao longo dos anos 90, à medida que os acordos de Paz na Europa e a democratização dos países da antiga União Soviética pareciam tornar desnecessária a manutenção de grandes exércitos.

Porém, em vez de pura e simplesmente abater esses veículos e transforma-los em sucata, o governo alemão manteve os tanques em seus parques, porque embora novas versões tivessem aparecido (versão A5 e posteriormente versão A6), o Leopard-2 A4 ainda era um tanque poderoso, bastante blindado e poderosamente armado.

A Alemanha, passou então a vender, alugar ou a ofertar grande parte dos tanques da versão A4 a países aliados, que ou os utilizaram como foram recebidos, ou foram submetidos a modificações locais. Países como a Espanha, a Suécia, a Dinamarca, a Polónia e até o Chile, na América do Sul, receberam tanques Leopard-2 A4.

Agora, os alemães voltam à carga, com uma modernização de grande porte, uma espécie de MLU (Mid Life Update) em que se propões trazer o Leopard-2 A4 para um novo padrão tecnológico.

As mudanças são a vários níveis, com a colocação de um novo sistema de visão nocturna e novos sistemas de gestão de combate e capacidade para lanças mísseis Lahat fabricados em Israel e que podem ser disparados do canhão principal de 120mm.

Além das modificações internas, também há modificações substanciais na blindagem exterior, que poderá ser composta por várias camadas adicionais de materiais de proteção que além de transformarem o perfil do Leopard-2 A4, também o tornam num carro de combate muito mais resistente.
Uma das versões do Leopard-2 A4 modernizada e com blindagem adicional.

A modificação dos Leopard-2 mais antigos surge numa altura em que países como a Polónia, que receberam uma grande numero de veículos Leopard-2 A4 alemães a custo zero, se preparam para incrementar as suas capacidades defensivas, tendo em consideração o aumento da ameaça russa às suas fronteiras.

As movimentações russas nas fronteiras de países europeus, estão sendo olhadas com muita desconfiança especialmente na Europa Oriental, por países que fizeram parte da União soviética ou foram por ela dominados durante a era soviética.

Vários países europeus que adquiriram carros de combate Leopard-2 A4 também poderão estar interessados nesta modernização, como é o caso da Finlândia.