Irã realiza novo exercício militar

Revista Asas

A Força Aérea do Irã está realizando desde o dia 16 de outubro último um exercício em larga-escala para testar as suas capacidades de defesa contra ameaças externas.

Na verdade, segundo afirmam alguns especialistas militares, essas manobras são nada menos que uma resposta a Israel, que tem se manifestado publicamente contra o país Islâmico ao assistir de perto os seus constantes progressos no campo nuclear, com receio de que este faça uso da tecnologia na construção de armas de destruição em massa.

Il76 AEW - IRIAF

Nos meses de maio e junho deste ano Israel mostrou as suas garras, ao realizar uma grande manobra militar com Grécia, que possui em Creta o mesmo sistema de defesa aérea utilizado pelo Irã, o S-300 PMU-1. Denominado Glorious Spartan’s 2008, o exercício contou com a participação de mais de 100 jatos de combate, aeronaves de guerra eletrônica, transporte e reabastecimento em vôo.

Mig - 29 IRIAF

Segundo informações divulgadas, o Irã vai concentrar as manobras na região central e noroeste do país, principalmente na capital Teerã, Hamedan, Dezfoul e Isfahan, sendo esta última a cidade onde se encontra o complexo militar de Natanz, provável alvo num ataque feito por Israel.

Chengdu F-7

Nesta manobra estão envolvidos todos os jatos de combate que compõe a espinha dorsal da defesa do Irã, como os McDonnell Douglas F-4E Phantom II, Northrop F-5E, Grumman F-14A Tomcat, Chengdu F-7 (versão chinesa do MiG-21) e outras aeronaves de apoio como os Boeing KC-707. Todos esses aviões estão executando missões de defesa aérea, patrulha, ataque ao solo, reabastecimentos e vôo.

Saegheh

Além disso, algumas fontes afirmam que o Irã já está empregando no exercício o seu mais novo caça desenvolvido a partir do jato norte-americano Northrop F-5E. Fruto de uma engenharia reversa, o “Saegheh” externamente guarda apenas a modificação da sua cauda, que agora está na configuração em “V” (que lembra a do F/A-18), entretanto, extensas modificações realizadas em seus aviônicos.

Mirage F1 BQ IRIAF

Tendo em vista um possível enfrentamento contra Israel, desde agosto deste ano, várias aeronaves responsáveis pela defesa aérea do Irã, como os F-14, por exemplo, receberam modificações que aumentaram o raio de ação para 3.000km, sem que sejam necessários reabastecimentos em vôo, como forma de ampliar as capacidades de combate.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica anunciou que não encontrou componentes relacionados com “armas nucleares” ou mesmo projetos e estudos em desenvolvimento para o uso militar.

IRIAF Maneuvers (video)






Forças aéreas iranianas fazem manobras militares perto da Turquia

Da EFE - Via G1

As forças aéreas iranianas iniciaram hoje manobras militares na cidade de Tabriz, próxima à fronteira com a Turquia, informou a televisão estatal da República Islâmica.

"Esta manobra de cinco dias foi feita dentro do marco dos contínuos exercícios das forças aéreas do Exército", disse o porta-voz militar em declarações à rede de televisão.

F-14 - Tomcat

Ele destacou ainda que na manobra são empregados aviões de combate do tipo F14 e Sukhoi.

Tabriz se encontra no centro da província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.


Ilyushin Il-76 Bielorrússo é interceptado por F-4 Phantons

Iranianos durante a exercício Militar.

By Vinna Com informações da Press TV

Um avião Ilyushin Il-76 de carga conduzindo soldados Bielorussos invadiu o espaço aéreo do Irã e são interceptados por caças F-4 Phanton da Força Aérea do Irã. O incidente ocorreu na região da cidade portuária de Bushehr quarta-feira manhã, informou a Agencia Bielorussa BelTA.

Os caças interceptaram o cargueiro e o forçaram a pousar em Bushehr onde os responsáveis pelo voo foram interrogados. O avião levava a bordo uma delegação militar Bielorrussa para Doha no Catar para assistir à final de um exercício militar batizada de “Rapacious Falcon” “Falcão Voraz”. Os membros da delegação militar, a bordo do avião foram interrogados por agentes iranianos antes que eles fossem autorizados a sair do território iraniano.