China trabalha na construção de seu primeiro porta-aviões militar

Da EFE - Via G1

A China trabalha na montagem de seu primeiro porta-aviões de guerra, que poderia ser utilizado no Mar da China Meridional para proteger as rotas de seus petroleiros e seus territórios na região, segundo uma fonte militar citada hoje pela imprensa local.

O porta-aviões e seus navios de apoio devem ser construídos em Xangai (leste) e em outros dois importantes estaleiros do norte do país, disse ao diário independente "South China Morning Post" um especialista militar chinês estabelecido em Xangai.

Este especialista, que pediu para não ser identificado, disse que visitou um desses estaleiros no começo do ano, e explicou que durante essa visita viu o casco de um navio de guerra em construção.

Pessoas que trabalhavam no local lhe disseram que o casco pertencia a um navio que faria parte do futuro grupo de combate de porta-aviões do gigante asiático.

"Não sei se o casco que vi é o corpo principal do porta-aviões ou o casco de um dos navios de apoio", afirmou o especialista.

"Posso dizer que o novo porta-aviões será convencional e pequeno (comparado com os porta-aviões nucleares americanos) e não poderá abrigar mais de 60 aviões", indicou.

O especialista afirmou ainda que o porta-aviões chinês deve ficar pronto em quatro anos ou mais, e que "fornecerá a cobertura aérea que a China necessita para a frota, especialmente em razão de disputas territoriais com outros países no Mar da China Meridional".

A fonte disse também que a comunidade internacional não deveria se surpreender com a construção do porta-aviões, já que "não é surpresa para ninguém que a China queira construí-lo, até mesmo porque a Índia já tem quatro dessas embarcações".


Defesa: China reivindica direito de construir porta-aviões

Fonte: RTP

Um alto responsável militar chinês reivindicou numa entrevista ao Financial Times de hoje o direito para o seu país de construir um porta-aviões, sem contudo revelar se o projecto está em curso.

general Qian Lihua, director do gabinete dos Negócios Estrangeiros do ministério da Defesa, garantiu ao diário britânico que no caso da China construir um porta-aviões este seria unicamente destinado à defesa das suas costas.

"As marinhas das grandes potências, dotadas de grupos de combate aeronaval com mais 10 porta-aviões têm objectivos estratégicos diferentes daqueles países que possuem um ou dois porta-aviões, que são destinados à defesa costeira", afirmou Qian Lihua, em alusão, de acordo com o FT, aos Estados Unidos que têm 11 navios deste tipo.

"Ainda que um dia tenhamos um porta-aviões, não o vamos utilizar para o enviar para outro local do Mundo", afirmou o responsável militar chinês.

Esta entrevista acontece numa altura em que surgem especulações sobre o facto de que Pequim tenciona dotar-se de um porta-aviões.

No início de 2008, o comandante das forças armadas norte-americanas na Ásia-Pacífico, o almirante Timothy Keating, anunciou que os líderes chineses estavam muito interessados em tal aquisição.

Em Março de 2007, um jornal de Hong Kong mencionou que a China poderia ter seu primeiro porta-aviões em 2010.

Esta informação deu lugar aos receios, em especial dos Estados Unidos, sobre as ambições mundiais da China.

"Os Estados Unidos e a União Europeia querem que enviemos mais tropas, encarregues da manutenção da paz para teatros de operações externos, mas continuam a manter um embargo às vendas de armas chinesas. Penso que isso não é razoável", acrescentou o general Qian.