Evangelho (Lucas 18,35-43)

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2008
Santa Isabel da Hungria


35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!"

40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41"Que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu: "Senhor, eu quero enxergar de novo". 42Jesus disse: "Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou". 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Santa Isabel da Hungria

Santa Isabel da Hungria Hoje celebramos a Memória de uma mulher de Deus, que devida sua vida de santidade teve o seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como padroeira da Ordem Terceira Franciscana. Isabel era filha de André, rei Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento, no caso de Isabel fora prometida a Luís V, em matrimônio um pouco depois de seu nascimento em 1207.
Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que invejando o amor do filho para com a Santa, passou a caluniá-la como esbanjadoura, já que tinha grande caridade para com os pobres. Mulher de oração e oferta dos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus, mesmo quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio do defunto, encarregado da regência.

Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos fransciscanos, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultava-a, por não temerem desagradar o regente. Ajudada por um tio Bispo Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os do filhos foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do rei falecido tinham voltado com a missão dar proteção à Isabel, pois este consistiu o último pedido de Luís IV. Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou os títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco e servir os doente e enfermos até morrer com 24 anos num hospital construído com seus bens.