Evangelho (Lucas 21,12-19)

Quarta-Feira, 26 de Novembro de 2008
34a Semana Comum

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

São Leonardo de Porto Maurício

São Leonardo de Porto Maurício Lembramos hoje a santidade do sacerdote que pela sua vida e missão, mereceu ser constituído pelo Papa Pio XI, como Patrono dos sacerdotes que, em qualquer parte da terra, se consagram às missões populares Católicas. São Leonardo nasceu em Porto Maurício, perto de Gênova, Itália, em 1676.

Aconteceu que Leonardo perdeu muito cedo sua mãe, assim como encontrou cedo sua vocação ao Sacerdócio, por isso ao renunciar-se a si mesmo foi para Roma formar-se. Entrou para a Família Franciscana e com 26 anos já era Padre, sendo assim começou a vivenciar toda a rica do Evangelho e radicalidade típica dos imitadores de Francisco, por isso ocupou posições cada vez maiores no serviço à Ordem, Igreja e de todos.

Devoto da Virgem Maria, que lhe salvou a vida num tempo de incurável doença, São Leonardo de Porto Maurício era devotíssimo do Sagrado Coração Jesus na forma da adoração ao Jesus Eucarístico; no exercício da Via-Sacra e amante da pobreza radical e franciscana. Toda a vida, penitências e orações de São Leonardo convergia para salvar almas, pela força pregação e vivência do Evangelho, por isso um mandado pelo Papa testemunhou "que nunca ouvira pregador mais arrebatador". Depois de derramar-se por Deus e pelos outros, São Leonardo de Porto Maurício, não se tornou mártir, como tão desejava, mas deu toda sua vida no dia-a-dia até adoecer e entrar no Céu em 1751 onde hoje está a interceder por nós, chamados a igual santidade.