Caça da FAB intercepta cargueiro britânico no Rio

Portal Terra - Via JB

Um cargueiro britânico que voava do Arquipélago das Malvinas-Falklands rumo à Ilha de Ascensão foi interceptado por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) ontem quando sobrevoava o litoral brasileiro, na altura de Cabo Frio (RJ). O DC-8 carregado com 20 t de carga pretendia pousar no município para reabastecer mas, por uma falha na documentação ou por erro na comunicação, a aeronave foi classificada como invasora. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O jato da FAB que foi responsável pela interceptação foi um supersônico F-5M, do 1º Grupo de Aviação de Caça, da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio. O caça demorou apenas sete minutos para chegar ao cargueiro após a ordem. O incidente ocorreu por volta das 15h, segundo informações do jornal, e foi tratado como sigiloso até as 19h50.

O piloto do DC-8 britânico não resistiu à abordagem e o avião foi levado para o terminal militar do Aeroporto Internacional do Galeão, onde teve sua situação regularizada e seguiu viagem, informou a reportagem.


Nota: Conforme atesta o recorte acima, em 1982 caças da FAB interceptaram outro avião inglês (no caso um bombardeiro) voltando de uma missão durante a Guerra das Malvinas. O Bombardeiro teve problemas com a sonda de reabastecimento (que quebrou - partiu-se literalmente) e teve de fazer uma correção de rota que o levou a um pouso no Rio de Janeiro.