Os Indianos vão acabar voltando atrás e comprando o Gripen NG
Postado por Vinna segunda-feira, junho 30, 2008 0 comentários


EUA intensificaram as operações secretas no Irã, diz revista

da Folha Online
da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos aceleraram há meses suas operações clandestinas no Irã com o objetivo de desestabilizar o regime de Teerã, a quem acusa de querer possuir armas nucleares, afirmou neste domingo a edição da revista americana "The New Yorker".

Esta maior intensificaçao das operações secretas no Irã acontecem depois da aprovação pelo Congresso americano, o ano passado, de um envio de US$ 400 milhões pedidos pelo presidente George W. Bush para este fim.

O artigo cita entre suas fontes militares reformados, membros dos serviços secretos e do Congresso.

As atividades clandestinas envolvem principalmente suporte para grupos étnicos minoritários e outras organizações dissidentes. Elas incluem ainda o recolhimento de informações sobre as atividades nucleares do país.

Apesar destas atividades não serem algo novo, o artigo afirma que a escalada de operações no Irã, envolvendo a CIA e comandos especiais para missões conjuntas, são agora significativamente mais amplas.

Até então, as atividades clandestinas no Irã se concentravam na fronteira com o Iraque --de onde partiam ofensivas para capturar membros da Al Quds (o braço armado da Jihad Islâmica) e trazê-los ao Iraque para realizar interrogatórios, ou para perseguir líderes de milícias insurgentes que cruzassem a fronteira para se proteger.

Porém, muitas dessas atividades não foram descritas no pedido de verba de Bush, o que trouxe questionamentos. Segundo a lei federal, quando o presidente pede verba para uma atividade considerada secreta, precisa de aprovação dos líderes dos partidos Democrata e Republicano da Câmara e do Senado, além dos chefes dos comitês de segurança das duas Casas --o chamado Grupo dos Oito. Até mesmo um remanejamento de verbas dentro desse pedido precisa ser comunicado.

O embaixador americano no Irã, Ryan Crocker, desmentiu na "CNN" as afirmações da "New Yorker", segundo as quais os Estados Unidos estariam realizando essas operações no Irã a partir da fronteira iraquiana.

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Eurocopter se prepara para pedido de 1 bi de euros do Brasil

Fonte: Uol

PARIS (Reuters) - A fabricante de helicópteros Eurocopter se prepara para receber uma encomenda do Brasil no setor militar, com valor de pelo menos 1 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares). A empresa já anunciou nesta segunda-feira o pedido de 23 helicópteros feito pelo governo polonês.

O ministro da Defesa francês, Herve Morin, visita o Brasil em meio à expectativa sobre uma encomenda de pelo menos 50 helicópteros militares Cougar, que poderia ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta segunda-feira, disse uma fonte que preferiu não se identificar.

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, disse em março que iria assinar até julho um acordo com a França para fabricar 50 helicópteros militares como parte de uma aliança estratégica mais ampla na área de defesa.

O diário financeiro Les Echos publicou na França que o pedido poderia chegar a 60 helicópteros Super Cougar, no valor de 1,2 bilhão de euros.

(Reportagem de Tim Hepher)

erros no Iraque

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Exército dos EUA culpa comandantes militares

por erros no Iraque


Fonte: UOL Washington, (EFE) - As decisões erradas dos principais comandantes militares americanos, que assumiram que a guerra tinha terminado, estabeleceram as bases para o desastroso plano do pós-guerra e ocupação do Iraque. A conclusão consta de um relatório oficial do Exército dos Estados Unidos sobre a história da Guerra do Iraque, que será publicado amanhã, mas que foi antecipado hoje pela imprensa americana. O relatório de quase 700 páginas, "On Point II: Transition to the New Campaign", analisa as operações do Exército americano no Iraque entre maio de 2003 e janeiro de 2005. O documento conclui que os comandantes militares e civis estiveram muito centrados em uma vitória militar e não tinham uma visão realista do que o país deveria ser após a guerra. Estas críticas não são novas, mas é a primeira vez que o Exército americano fala sobre o assunto. O documento afirma, segundo o jornal "The New York Times", que "os meios militares usados eram suficientes para derrubar o regime de Saddam Hussein, (mas) não eram para substituí-lo com o tipo de nação-Estado que os EUA queriam ver em seu lugar". O Exército, como principal corporação responsável das operações de terra, "deveria ter insistido" em um melhor planejamento nas reuniões do Estado-Maior, acrescenta. Por exemplo, o chefe do Comando Central na época, o general Tommy Franks, surpreendeu a todos ao reformular os comandantes em Bagdá, mas a decisão fez com que o esforço militar ficasse ao comando de um general recém-promovido e de poucos funcionários. Um dos principais problemas foi a falta de planos detalhados antes da guerra para a fase do pós-guerra, uma ausência resultante do otimismo na Casa Branca e do Pentágono sobre o futuro do Iraque. Os autores do relatório do Exército citam o comandante da artilharia da 3ª Divisão de Infantaria, Thomas Torrance, que afirma que "durante nossos testes e o desenvolvimento de nosso plano perguntei, então, estamos em Bagdá, e agora?, e ninguém deu uma boa resposta". "A transição a uma nova campanha não foi bem pensada, nem foi planejada ou preparada antes do início" da guerra, explica o estudo. Parte da culpa recai no Pentágono, então sob o comando do secretário de Defesa Donald Rumsfeld, que queria transformar o Departamento em "forças menores e rápidas" e "saborear a euforia da aparente fácil vitória no Afeganistão usando essas técnicas" em vez de "examinar o passado na busca de respostas para o futuro". Os historiadores do Centro Combinado de Armas do Exército em Fort Leavenworth se baseiam em 200 entrevistas com oficiais e funcionários na ativa ou recentemente aposentados. Os autores, o coronel Timothy Reese e o historiador civil Donald Wright, afirmam que nas instruções recebidas foi ordenado que não fugissem da polêmica, mas também que não se pronunciassem de forma definitiva sobre se as decisões de altos funcionários alteraram de modo decisivo o curso da guerra.





A história do AT-63 começou a formar-se a fins dos anos 90’s com LMAASA já instalada na ex FMA e com a anuência da última administração de Menen, o programa foi tomando forma até que em Junho do 2000 se anuncia um novo contrato global avaliado em 230 milhões de dólares que incluía a construção de doze novos exemplares denominados AT-63, com reserva de uma opção por mais 24 unidades. É em meados do 2001 quando LMAASA anuncia a novidade estimando-se que o primeiro vôo sucederia em Novembro do 2001.

O governo do momento pôs muitos entraves ao projeto ao que se somou depois a crise econômica que obrigou a postergar o projeto em duas oportunidades, mas no 2002 o mesmo foi detido completamente e deveram decorrer quase dois anos para que em Fevereiro do 2004 se anunciasse dois novos contratos, um destinado à conversão dos IA-63 na nova versão, e o outro para os novos AT-63 mas com uma substancial redução do número solicitado. O roll out finalmente se levou a cabo o 15 de Dezembro de 2004 correspondendo ao exemplar EX03.
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As versões do AT-63

Basicamente foram desenvolvidas três versões, das quais somente a primeira voou e se encontra em serviço. O resto são versões projetadas especialmente destinadas à exportação e que incluem algumas melhoras de aviónica e motorización. A descrição de cada uma das versões é a seguinte:

Fase I o AT-63 Pampa NG
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É a desenvolvida para a FAA é base a seus requisitos operacionais, e em realidade se trata do IA-63 Pampa original equipado com telas LCD, HUD e sistemas de navegação digitais que permitem a realização de uma ampla variedade em missões de treinamento básico e avançado, com a possibilidade de gerar emergências simuladas e a capacidade de monitorar permanente por parte do instrutor.


Fase II o AT-63 Pampa NG ” A”
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É uma versão destinada à exportação, com capacidade para treinamento avançado e a possibilidade de ataque ligeiro, dispondo de uma configuração nos cockpits de duas telas LCD, novo HUD, aviónica melhorada, os 5 afustes para ônus externos e que mantém a mesma planta motriz da versão Fase I.


Fase III o AT-63 Pampa NG “B”
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Se trata da versão mais desenvolvida do AT-63 que inclui importantes mudanças em todo sentido: um motor de maior potência, Allied Signal TFE 731-40R de 1.940 Kg de empuxo, asa reforçada para suportar fatores de ônus de até +7g, dois afustes adicionais, capacidade elevada a 1,9 Tn de armamento externo, aviónica melhorada para a função de ataque, dispersadores de chamarizes, sistema de alerta radar, jammer e uma proa modificada para a adição de um telémetro/designador laser, ainda que também contempla a opção de instalar um radar multimodo do tipo APG-67

Sem nenhum anúncio publicitário de importância, o protótipo EX-03 realizou seu primeiro vôo o 23 de Junho de 2005 sendo testemunhas do evento os mil empregados de LMAASA e muito poucas autoridades.
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O AT-63 da FAA

As comparações nunca são boas, enfrentar ao IA-63 com o AT-63 não arrojará a nível prestações nenhuma diferença já que possuem os mesmos pesos, a mesma potência e o mesmo alcance. No entanto é a aviónica a que marca uma diferença substancial e que converte ao AT-63 num verdadeiro treinador LIFT com capacidades muito avançadas e níveis de precisão tanto em navegação e ataque realmente surpreendentes para uma aeronave de suas características. A concepção inicial da cabine “de cristal” nasceu com o Programa Pampa 2000, que apresentava a típica configuração HUD mais duas telas LCD (ver imagem inferior).
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Mas como o tema econômico foi uma constante no projeto, a FAA optou por incorporar somente uma tela LCD, mas de maiores dimensões e com tecnologia mais avançada.
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O cockpit está dominado por um Head Up Display de Elbit desenvolvido exclusivamente para o Pampa e que corresponde à família dos HUD SEU-967 do Op. Trata-se de um HUD multimodo com duplo cristal de projeção, um campo de visão para o piloto de 24 a 28 graus e dispõe do sistema de gravação de imagens projetadas para sua posterior análise. Imediatamente por embaixo do mesmo se encontra o UFCP (Up Front Controle Painel) dotado de uma ampla botonera e um mini-display que se utiliza para o rendimento de dados de comunicações e navegação. Quanto à tela multifunção se trata de uma Elbit 5”X7” P3 Ative Matrix Liquid Cristal Display (AMLCD) Multifunction Cor Display Unit (MCDU) de aproximadamente 12,7 x 17,7 centímetros destinada principalmente à apresentação de dados de vôo e que ademais dispõe de outras opções ou menus de apresentação, incluindo a possibilidade de projetar mapas digitais. É uma tela VGA de alta resolução e compatível com o uso de óculos de visão noturna.
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Para ter uma idéia do avançado desta tela, há que ter presente que a 5X7 P1 é utilizada nos F-16 Block 40/50 e a 5X7P2 nos F-16 Block 60.
O outro elemento de maior importância do AT-63 é o sistema de navegação inercial por giroláser Honeywell HG-764 EGIR com assistência de GPS. O HG-764 consta do sistema digital de anéis por giroláser GG1320AN, os acelerómetros QA-200, o receptor GPS e o radioaltímetro. O navegador processa toda a informação destes equipes e lhe outorgam ao AT-63 uma precisão em navegação e ataque de última geração, inclusive com algumas vantagens mínimas acima do sistema de navegação do A-4AR.

A outra equipe de singular importância é o computador de missão, possivelmente um modelo MDP/MMRC de Elbit, que fornece a informação necessária para o cumprimento da missão, tal como informação de navegação, comunicações, lançamento de armas, etc. já que é alimentada via interface com todas as equipes de navegação e comunicações.

Complementam o equipamento do AT-63 dois indicadores digitais policromos situados por embaixo do UFCP, que fornecem dados de navegação e horizonte artificial, contando este vital instrumento com um back up de acionamento electromecánico; não podendo obviar-se os comandos HOTAS que proporcionam uma ajuda sem igual para que o piloto somente com seus dedos acione diferentes sistemas da aeronave.

Todos e cada um dos sistemas mencionados se encontram conectados a um ônibus de dados digitais 1553B quem é o encarregado de "receber e administrar” a informação que cada um dos sistemas proporciona.

Ainda que é difícil confirmar a existência de algumas equipes, tudo indica que o AT-63 também dispõe de um sistema de transferência de dados DTC( Data Transfer System) e de um sistema digital de planejamento de missão que permite o uso de cartografia digital.

Depois de percorrer o equipamento do AT-63 é notório que não se parece para nada ao IA-63. As equipes mencionadas lhe permitirão à FAA adestrar e treinar a seus pilotos com o último em matéria de tecnologia, aparte de proporcionar-lhe à aeronave uma capacidade de navegação e ataque de primeiro ordem ainda que isso não seja o papel previsto para o AT-63.


O AT-63 em serviço

Sem nenhum anúncio em especial, os primeiros AT-63 chegaram à IV Brigada Aérea e muito cedo começaram a operar. Pelo momento se trata de dois exemplares que estão brindando a conversão operativa ao modelo dos pilotos-instrutores do CEPAC. O primeiro deles, com matrícula E-816 (antes EX-02) luz um interessante esquema de duas gamas de cinza superioridade aérea, muito similar aos utilizados com os A-4AR; em tanto o EX-03 se encontra atribuído ao CEV (Centro de Ensaio de Vôos).

De cumprir-se com o pactuado, LMAASA entregará durante este ano oito AT-63 modernizados(de um total de dez) e dois ou três AT-63 novos(de um total de seis), completando-se o total pactuado de 16 unidades durante o ano próximo; ainda que podem existir algumas variações menores nas entregas.

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Tal como se mencionou aqui, Buthet -presidente de LMAASA- espera algum pedido adicional por parte da FAA. Os comentários são muitos, inclusive levar os AT-63 à Fase II num futuro não muito longínquo, mas em concreto não há nada. Também não há confirmação oficial sobre o destino dos seis exemplares que deve produzir LMAASA por sua própria conta, mas foi o mesmo Buthet quem deixou entrever a possibilidade que ditas unidades sejam destinadas ao COAN, inclusive mencionando que poderiam ser oito exemplares. Mas aqui também não há nenhuma confirmação oficial que isso suceda.

Além das especulações, a FAA dispõe desde agora de um sistema de armas de primeiro nível para o adestramento avançado dos futuros “falções”. Mal ou bem o avançado e preciso de seu equipamento deixam entrever também uma plataforma de ataque de muito alta precisão, e ainda que só seja um treinador com todas as limitações que isso implica, subestimar as “ligeiras capacidades bélicas” do AT-63 pode ser um grande erro. Quiçá com uns dentes algo adequados ao nível de seu equipamento, pode deparar algumas surpresas. Não é um caça nem um avião de ataque ou apoio, mas pode pôr uma bomba com uma precisão centimétrica…. muito superior a um Pucará, a Um Mirage e quase igual a um A-4AR.

Quiçá os desejos de LMAASA se cumpram e a FAA adquira algumas unidades adicionais para complementar aos Pucará. Seria um mix interessante desde o ponto de vista operativo e também um modo de não perder com a tradição da III Brigada Aérea de contar com material nacional.

Texto postado pelo Spirit666 no forúm Zona Militar

FMA IA-63 PAMPA:A IMITAÇÃO BARATA ARGENTINA DO ALPHA JET
Imagem:Ia-6303.jpg


PAMPA em video:





Em várias regiões do mundo, a dessalinização da água do mar ou de águas salobras extraídas do subsolo é a única alternativa para o suprimento de água potável para a população. Dessalinização da água E é praticamente uma unanimidade entre os especialistas que essa alternativa deverá ser cada vez mais usada, à medida que a população aumenta e cresce a pressão sobre os recursos naturais. Estima-se que a capacidade global de dessalinização irá dobrar até 2015. O Oriente Médio, o norte da África, o oeste dos Estados Unidos e a Ásia Central são apontadas como as regiões onde a tecnologia de osmose reversa deverá ser cada vez mais utilizada para a produção daquilo que os cientistas estão chamando de "água feita pelo homem." Alterações na química e na ecologia dos aqüíferos Este, contudo, não é um processo tão ambientalmente neutro quanto possa parecer. É o que afirma um grupo internacional de cientistas, em um novo estudo que acaba de ser publicado. "A água que foi dessalinizada por meio de osmose reversa contém uma composição única que induz a alterações na química e na ecologia dos aqüíferos e dos sistemas de água natural onde ela entra," diz o coordenador do estudo, professor Avner Vengosh, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. A pesquisa detalha a assinatura química da água dessalinizada, permitindo o acompanhamento de elementos nela presentes, como boro, alumínio, estrôncio, oxigênio e hidrogênio. O problema pode ganhar aspectos mais graves em regiões muito dependentes da dessalinização, onde esta água artificial poderá substituir completamente a área natural no ambiente. Rastreamento da água Mais do que emitir alertas, os pesquisadores trabalharam para desenvolver uma técnica que permitirá o rastreamento da água até sua fonte. Como cada usina de dessalinização produz água com uma assinatura isotópica distinta, será possível, a partir de um vazamento, por exemplo, chegar até a usina de dessalinização onde ela foi produzida. Com isto será possível corrigir mais rapidamente problemas como vazamentos em tubulações e fazer correções nas plantas de dessalinização, principalmente para ajustar a composição da água utilizada para irrigação, que vai direto para o meio ambiente.

Senna: "Posso estrear em um time modesto"

fonte: Uol

Bruno Senna, piloto da iSport

Bruno Senna, piloto da iSport


Bruno Senna diz que não vê problemas em estrear na F-1 em uma equipe modesta.

O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna, segundo colocado no Mundial de GP2, é um dos fortes candidatos a chegar à categoria máxima do automobilismo em 2009.

Surgiram rumores de que Senna poderia estrear por Toro Rosso, cujo co-proprietário, Gerhard Berger, era amigo de seu tio, ou BMW, notícia surgida na última semana.

"Não tenho uma equipe favorita", disse o brasileiro ao jornal alemão "Express". "Primeiro quero o título da GP2, o que já é difícil o bastante. Ainda assim, não garanto um bom carro de F-1", ponderou.

"Quero dar meu primeiro passo na F-1 e ter um cockpit vazio é questão de sorte. Se não puder estrear em um time de elite, terei que mostrar meu valor em outro mais modesto", acrescentou.

Apesar da cautela de Bruno, o retrospecto dos últimos anos está a seu favor.

Os últimos três campeões da categoria _ Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Timo Glock _ ganharam um assento na F-1, assim como os vice-campeões de 2005 e 2006, Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet.

Já o segundo colocado do último Mundial, Lucas di Grassi, embora não tenha tido a mesma sorte, pelo menos é o atual piloto de testes da Renault.



Pilotos dormem e avião vai parar em outra cidade na Índia

fonte: Uol

da France Presse, em Nova Déli

Um avião da companhia Air India foi parar em outro destino depois que os dois pilotos dormiram durante o vôo, informa nesta quinta-feira um jornal da Índia. O incidente ocorreu há cerca de duas semanas, quando o avião levava a bordo uma centena de passageiros.

A aeronave saiu de Dubai à 1h da madrugada e pousou em Jaipur (noroeste) às 7h locais. Deste local, seguiu para Mumbai, a megalópole das finanças e do cinema do país.

"Porém, após ter efetuado um vôo noturno, o nível de cansaço é máximo e os dois pilotos dormiram após o avião sair de Jaipur", contou uma fonte anônima ao jornal "The Times of India".

O avião estava no piloto automático. Ao se aproximar do aeroporto de Mumbai, os controladores de tráfego aéreo tentaram entrar em contato com a tripulação, mas a aeronave seguiu a grande altitude rumo a cidade de Goa, mais ao sul.

"Só quando o avião entrou em espaço aéreo de Mumbai, a torre de controle percebeu que os pilotos não respondiam", explicou. "Até pensamos em um seqüestro", acrescentou.

Os controladores conseguiram soar um alarme de segurança que acordou os pilotos, que deram meia volta.

Pilotos dormem e passam do aeroporto de destino

fonte: Terra

O piloto e o co-piloto de um avião da companhia aérea Air India dormiram durante um vôo e passaram do aeroporto de destino, informou o La Repubblica.

» Pilotos passam de aeroporto no Havaí
» Pilotos realizam prova de arrancadas
» Piloto britânico trava batalha com EUA
» Piloto encontra cobra em cabine

Os controladores aéreos tentaram entrar em contato com a tripulação do vôo que havia partido de Dubai com destino a Mumbai, mas não foram bem-sucedidos e já estavam inclusive cogitando a hipótese de que se tratasse de um ataque terrorista.

O episódio foi divulgado pelo Times of India, que cita como forntes o ministério da Aviação do país, a companhia aérea e o próprio aeroporto no qual o avião deveria aterrissar.

De acordo com o jornal, a aeronave tinha 100 passageiros a bordo. Cansada, já que se tratava de um vôo noturno, a tripulação ligou o piloto automático e caiu no sono.

Os funcionários do aeroporto chegaram a acionar os procedimentos de emergência quando desconfiaram de que a aeronave poderia ser vítima de um ato terrorista.

Mas, como a situação parecia calma demais, a torre de controle desconfiou que pudesse se tratar de um "cochilo".

A solução foi enviar uma série de sinais de áudio em alta freqüência para despertar o piloto e o co-piloto.

Como o destino já havia sido superado, eles tiveram que dar meia-volta para aterrissar em Mumbai.

Mulher Melancia pedala de biquíni na ciclovia e pára a Praia da Barra


Dançarina, que usava fio-dental, gravava um programa de TV

Luciana Tecidio Do EGO, no Rio VIA G1

Edson Teófilo/Ag. News

Quem passou pela orla da Praia da Barra da Tijuca, no Rio, na tarde desta sexta-feira, 27, ficou boquiaberto com o que viu: a Mulher Melancia, num microbiquíni, andando de bicicleta. A cena na verdade não fazia parte do cotidiano da dançarina. Andressa Soares gravava um programa de televisão e o roteiro pedia que ela circulasse daquele jeito, para deleite de quem passava na hora.

Mulher Melancia é adepta do tapa-cofrinho

A peça, nova sensação no Rio de Janeiro, foi criada para a mulher que usa calça de cintura baixa não mostrar o bumbum ao sentar

Luciana Tecidio Do EGO, no Rio VIA G1

Marcio Nunes/Photo Rio News

Andressa Soares exibe durante a tarde de autógrafos da "Playboy", no Rio, o tapa-cofrinho, preso à cintura

Os fãs do derrière mais famoso da atualidade não vão ler uma boa notícia. Andressa Soares acaba de virar a mais nova adepta do tapa-cofrinho, ou melhor, tapa-bumbum. A Mulher Melancia ganhou a novidade de uma fã durante a tarde de autógrafos da “Playboy” no Bangu Shoopping, no Rio, nesta quarta-feira, 12.

Imagine um avental colocado na parte traseira do corpo. Assim é o tapa-cofrinho. A peça, confeccionada em pano, é a mais nova sensação e foi criada para evitar o constrangimento provocado pelas calças de cintura baixa. Ao sentar, as mulheres que usam esse modelo de roupa, sofrem na tentativa de esconder o famigerado cofrinho.

Assim que ganhou a peça da fã, Andressa fez questão de usa-la e fazer uma foto para tristeza do público masculino ávido em apreciar as formas fartas da dançarina. E para quem pensou que a Melancia não conhecia o novo aliado feminino, foi um espanto o que ouviram dela: “Eu já usava o tapa-cofrinho. É a invenção do século!”, disse Soares.


30 de Junho é o 181º dia do ano no calendário gregoriano (182º em anos bissextos). Faltam 184 para acabar o ano.

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LITURGIA DIÁRIA

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Evangelho (Mateus 8,18-22)

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2008
13ª Semana Comum

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás".
20Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". 22Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".

Protomártires da Igreja de Roma

Depois da solenidade universal dos apóstolos São Pedro e Paulo, a liturgia nos apresenta a memória de outros cristãos que se tornaram os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isso, protomártires.

Foram vítimas das perseguições do terrível e doente Nero, que, fugindo da responsabilidade, escolheu acusar e condenar como culpada do incêndio que destruiu Roma, a pacífica Comunidade Cristã.

A dura perseguição que perdurou de 65 até 67 tinha como principal e ilógico sustentáculo, o fato dos cristãos não adorarem aos deuses e sobre este absurdo comentou Tertuliano: "Os pagãos atribuem aos cristãos toda sorte de calamidade pública, todo flagelo. Se as águas do Nilo não crescem para inundar os campos, se houver seca, carestia, peste, terremoto, é tudo culpa dos cristãos, que desprezam os deuses, e de todos os lados se grita: os cristãos aos leões!"

Em nome da loucura e ignorância, crianças e mulheres cristãs eram vestidas com peles e entregues aos dentes das feras num circo assistido pelos pagãos; jovens e adultos cobertos de piches eram feitas tochas humanas e daí por diante, pois o mal é genioso. Desta forma com "orgulho santo", lembramos destes que são os nossos primeiros irmãos, mártires da Igreja de Roma.

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Postado por Vinna sexta-feira, junho 27, 2008 0 comentários

27 de Junho é o 178º dia do ano no calendário gregoriano (179º em anos bissextos). Faltam 187 para acabar o ano.

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LITURGIA DIÁRIA

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Evangelho (Mateus 8,1-4)

Sexta-Feira, 27 de Junho de 2008
Mistério da Santa Cruz

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a ser propagada a partir de 1870 e espalhou-se por todo o mundo. Trata-se de uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Segundo a tradição, foi trazida de Creta, Grécia, por um negociante. E, desde 1499, foi honrada na Igreja de São Mateus in Merulana..

Em 1812, o velho Santuário foi demolido. O quadro foi colocado, então, num oratório dos padres agostinianos. Em 1866, os redentoristas obtiveram de Pio IX o quadro da imagem milagrosa. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na Igreja de Santo Afonso, em Roma. De semblante grave e melancólico, Nossa Senhora traz no braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o Arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz. Ela é a Senhora da morte e a Rainha da Vida, o Auxílio dos cristãos, o Socorro seguro e certo dos que a invocam com amor filial.

Edificação com 80m2 de área construída

Fonte: Ambito Jurídico

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou ao técnico em edificações, eletrotécnica e agrimensura, de nível médio, o direito de executar projetos de edificação de área superior a 80 m².

O Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG), baseado nos termos da Lei nº 5.524/68 e do Decreto nº 90.922/85, declarou ser ilegal o exercício profissional pretendido pelo técnico. De acordo com o profissional, é ilegítima a limitação de seu exercício profissional pelo Decreto nº 90.922/85.

O desembargador federal Luciano Tolentino Amaral, relator do processo, esclareceu que o Decreto nº 90.922/85 não deu mais do que a fiel execução à Lei nº 5.524/68, sem extrapolar, portanto, sua função regulamentar. Assim, determina, no art. 4º, em seu § 1º, que os técnicos de 2º grau das áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil, na modalidade Edificações, "poderão projetar e dirigir edificações de até 80m² de área construída, que não constituam conjuntos residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálica, e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade".

Processo: Apelação em Mandado de Segurança 2003.38.00.026083-7/MG

Marília Maciel Costa



Algumas pessoas não acreditam na lei da ação e da reação, mas, nas minhas andanças, conversando com um mundo de gente, percebo que a grande maioria ao menos, da boca pra fora, diz acreditar.

A lei diz sem meias palavras, que a cada ação, corresponderá uma reação. Em termos espirituais, são muitos os livros que explicam o funcionamento da lei, implicando suas reações, as ações empreendidas, em alguns casos, a vidas futuras, dai algumas pessoas afirmarem que fulano fez isso e aquilo, está velho, cheio de dinheiro e não pagou nada. Dizem isso de Antônio Carlos Magalhães e, agora de Lula, que cego ao que acontece a seu redor, segue feliz discursando animadamente Brasil afora, inocentando malfeitores e defendendo bandidos a plena luz do dia.

Mas os estudiosos da lei dizem que ela funciona, sim, eximindo de Deus a responsabilidade de punir esse ou aquele, uma vez que as penas são frutos exclusivos das próprias pessoas e dos seus procedimentos. Digo já aqui, ao caro leitor, que acredito sim nesta lei, acreditando piamente que na pós-morte, a pessoa sofre muito mais do que aqui, se aprontou uma presepada, seja ela qual foi.

Mas as pessoas que andam por ai dizendo que acreditam na lei do carma, muitas delas, estão dizendo isso apenas para se posicionar de forma mais moderna, digamos assim, em conversas eventuais, pois não acredito que uma pessoa crente nessa lei, possa fazer coisas erradas, a não ser pequenos deslizes, fáceis de serem contornados e de lição arrazoada, por ocasião da falta cometida.

Tenho percebido uma degeneração dos costumes. Ontem uma senhora mãe, no aniversário de sua filha, teceu elogios demorados a certo colégio que, segundo ela, foca na passagem do vestibular, nos concursos públicos e forma verdadeiramente os alunos para o mercado de trabalho. Lembro aqui que a ação nesta educação de resultados, tem como reação justamente a falta de companheirismo entre os estudantes, a valorização do egoísmo e o abandono dos valores humanos entre os jovens.

Vejo agora pelos jornais que vereadores de minha cidade, são pegos recebendo dinheiro para votar a favor do que eles chamam de progresso. A ação a favor deste progresso vai provocar uma reação no futuro de uma cidade cheia de problemas conjunturais, de ruas alagadas, de água contaminada, de uma série de problemas ocasionados pela falta de estrutura que a região norte da cidade ainda não tem e, que precisa de muitos e muitos anos para ter. A ação dos vereadores no ato corrupto, já provocou uma reação: a exposição de seus atos, enlameando reputações, provocando dissabores domésticos, entristecendo seus eleitores. Os políticos estão vendo, todos os dias, que a lei do carma está em ação, punindo nesta própria vida os que agem de maneira desonesta, mas embriagados pelo materialismo, ficam cegos, sorrindo desavergonhadamente pelos celulares, loucos pelo vil metal, cobrando dos assessores idas rápidas e furtivas aos bancos, mentindo uns para os outros e, enganando as esposas, filhos, amigos e eleitores, num vergonhoso comportamento, que começa a ter punição, pois a cada ação, corresponde uma reação.

Até recentemente defendia Lula dos ataques e votei nele com orgulho. Agora, decepcionado, me afasto dos assuntos políticos, pois em minha terra e em meu Brasil, essa classe tem poucos representantes do bem, sendo a maioria formada por pessoas de reputação duvidosa e caráter ambíguo.

A atividade política está infestada por amantes do dinheiro, da jogatina, do sexo ilícito. O que eles querem mesmo é trepar, viajar, trair, adquirir bens materiais, além de bois, bezerros e cavalos.

As almas boas, as pessoas de bem, vivem implorando ajuda, realizando eventos pouco prestigiados, enquanto a sociedade se refestela em outros eventos, altamente lotados, com convites disputados a força de influência, numa inversão de valores que acontece a olhos nus, alimentando a cegueira social em que vivemos.

Fico pasmo vendo Lula defender Renan Calheiros e, recentemente Severino. Estive no Teatro Alberto Maranhão e encontrei um petista que julgava ser um homem de visão clara dos fatos. Defendeu Renan em nome de uma tal "maioria no senado" Se a ação for ter uma maioria, mesmo que feita de conhecidos marginais, qual será a reação da lei do carma, com esse governo que protege os insanos políticos da maldade? A lei já está em ação. Acabo de presenciar Lula sendo vaiado na abertura do Pan. Não chegou nem a abrir os jogos. Está fadado a ser punido pela lei, por sua omissão e por acobertamento dos que não prestam.

Os que fazem o bem, não arredam o pé da missão. Sabem que num mundo contaminado pelo materialismo, enfrentarão muitas dificuldades, assistirão o pseudo triunfo das nulidades, mas sabem que vencerão, ficarão para a história como os heróis, como os verdadeiramente corretos.

No plano espiritual existem conforto e reconhecimento sério para os semeadores da paz e os trabalhadores da luz. Seria bom prestar atenção em pessoas como o mestre Jesus, que em rápida passagem por este planeta, deixou claro os caminhos que devem ser seguidos e, hoje, morando na Índia e desenvolvendo um trabalho social inigualável na Terra contemporânea, o educador e líder espiritual Sathya Sai Baba, repete cotidianamente para milhões de seguidores: "a pessoa não deveria ansiar pelo prolongamento da vida, mas por sua santificação.".

A lei da ação e da reação existe, dá provas de sua realidade cotidianamente, por isso não esqueça de ajudar o próximo, de comparecer aos eventos do bem, de se engajar nas causas sociais. Vinhos, roupas, carros, viagens, dinheiro, sexo, posição social, tudo isso faz parte da vida, mas não é o mais importante da vida. Pode ser obtido de maneira correta, mas boa parte dos seres, seduzidos por estas coisas, vendem a alma ao diabo e, no fim, acendem sua própria fogueira morrendo no desperdício da oportunidade do crescimento espiritual e, se endividando mais ainda em débitos negativos, prolongando sua aflição futura e causando dor a si próprio e a muitos outros por perto.

| Flávio Rezende, Jornalista e escritor.



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Empresários são acusados de exportar peças de aviões dos EUA ao Irã

da Efe, em Miami - Via UOL

Dois empresários de Miami e Califórnia foram detidos e acusados de conspirar para exportar peças de aviões militares ao Irã, segundo a agência de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, em inglês) dos Estados Unidos.

Traian Bujduveanu, 53, e Hassan Saied Keshari, 48, enfrentam acusações por supostamente violarem a lei de Controle de Exportação de Armas e o embargo comercial dos EUA ao Irã, de acordo com documentos judiciais divulgados hoje pelo ICE.

A detenção de ambos aconteceu na semana passada, depois de uma investigação realizada pelos departamentos de Defesa e Comércio dos EUA, assim como pela unidade de pesquisas de ICE em Fort Lauderdale, ao norte de Miami.

"As implicações de segurança nacional deste caso não podem ser subestimadas. Esta investigação frustrou uma conspiração potencialmente perigosa para vender e distribuir equipamento militar americano delicado", advertiu Anthony Mangione, agente especial encarregado do escritório do ICE em Miami.

"Nas mãos erradas, tecnologia como esta poderia ser usada para infligir danos aos Estados Unidos e a seus aliados", acrescentou.

Entre as peças de aviões que os acusados supostamente obteriam e enviariam a compradores no Irã havia partes de helicópteros militares CH-53, de F-14 Tomcat e de helicópteros de ataque AH-1.

Keshari supostamente tinha solicitações para peças de outros aviões militares, incluindo o F-4 Phantom.

Nenhum dos acusados estava registrado perante as autoridades americanas para comprar este tipo de peças, nem tinha licença para enviar artigos militares.

De acordo com a acusação, Keshari é proprietário da Kesh Air International, uma empresa em Novato, Califórnia, e Bujduveanu é dono da Orion Aviation Corp., localizada em Plantation, Flórida.

As autoridades disseram que desde agosto de 2006 ambos conseguiram peças de aviões militares fabricadas nos EUA para compradores no Irã e supostamente as enviaram a uma empresa em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para que se transportassem ao Irã.

Keshari, de origem iraniana, supostamente recebia as ordens por e-mail de compradores no Irã, e depois fazia regras com Bujduveanu para a venda e o envio a Dubai.

Bujduveanu, nascido na Romênia e naturalizado americano, foi detido em casa de Plantation, no sábado, e um dia antes Keshari foi detido no aeroporto internacional de Miami.

Se forem considerados culpados, os dois enfrentam uma condenação máxima de 20 anos de prisão e multas até por US$ 1 milhão.




Fonte: Estadão

BOGOTÁ - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, aprovou no sábado um pedido do colega venezuelano, Hugo Chávez, para que os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia libertem seus reféns em um passo rumo às negociações de paz para acabar com a mais antiga insurgência da América Latina. As relações entre Venezuela e Colômbia estão tensas desde março, quando tropas colombianas mataram um importante líder das Farc em um acampamento dentro do Equador. A Colômbia diz que laptops encontrados ali mostram o apoio de Chávez aos rebeldes, uma acusação que ele rejeita. O venezuelano, que anteriormente pediu mais reconhecimento à guerrilha marxista, pediu na semana passada que as Farc libertem os reféns incondicionalmente, em uma aparente mudança do seu apoio político aos rebeldes. "Eu quero reiterar nossos agradecimentos ao presidente Hugo Chávez por seus comentários recentes que podem ajudar a Colômbia a conquistar a paz definitiva. Eu acredito que eles foram comentários positivos", disse ele em um encontro com partidários. Uribe disse que se encontraria em breve com Chávez, em meio aos trabalhos dos dois governos para reconstruir os laços. Aliado de Washington, Uribe e o esquerdista Chávez são oponentes no espectro político, mas os seus países 6 bilhões de dólares em comércio anual. Uma fonte no governo colombiano disse que a reunião provavelmente aconteceria na Venezuela antes de 15 de julho, apesar de os detalhes ainda estarem sendo discutidos. (Reportagem de Luis Jaime Acosta)


Colômbia prevê que Farc terá menos de três mil homens até 2009

Fonte: www.inforel. org

O governo colombiano acredita que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), terão menos de três mil guerrilheiros até 2009 se a taxa de desmobilizações for mantida no atual ritmo.

De acordo com o Alto Conselheiro para a Reintegração, Frank Pearl, somente neste ano, 1.506 combatentes se desmobilizaram e até o final do ano, esse número deverá subir para três mil.

Pearl afirmou que se a tendência for mantida em 2009, as Farc devem encerrar o ano com menos de três mil homens em armas. Atualmente, a guerrilha teria cerca de oito a nove mil guerrilheiros.

Ele enfatizou ainda que as desmobilizações resultam das ações de pressão exercidas pela força pública em todas as regiões do país e que obriga às Farc, manterem seus combatentes sob duras condições, sem abastecimento e sem logística.

Além disso, o governo da Colômbia aposta que os guerrilheiros estão se dando conta de que estão perdendo seus melhores anos de vida e que a guerra não vale a pena.

Frank Pearl assegurou que o programa de reintegração que dirige está pronto para receber a todos os membros das Farc e de outras organizações armadas que decidam se desmobilizar e reintegrarem- se à sociedade.

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