http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_AN-32_Afghan_Arrives_lg.jpg
Força Aérea da Índia têm primeira mulher co-piloto
Da EFE Via G1

Uma jovem indiana de 20 anos tornou-se a primeira mulher co-piloto de um avião das Forças Aéreas da Índia, que permitiu a presença feminina nas cabines de pilotagem há apenas uma década e meia.

Kavita Barala, natural de Jaipur, capital do estado turístico do Rajastão, foi a primeira a aspirar ao posto de oficial de navegação de um avião de transporte AN-32, mas seu exemplo já encorajou mais duas companheiras, segundo relatou hoje a soldado à agência "Ians".

"Quando me alistei na academia das Forças Aéreas em Dundigal (no estado sudoeste de Andhra), soube que nenhuma mulher tinha optado por isso, portanto decidi me arriscar. Completei meu treino com sucesso e me transformei em co-piloto", relatou.

Como oficial de voo, ela não terá o cargo de comandantes do avião; suas funções consistem em planejar os itinerários e informar ao piloto o tempo estimado de voo e outras coordenadas.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAZrwOCXYQDzA_FP3t3eZgd1HQPPAcxjgUuMoDOq2fqTEysn1QGopC0DPu8eoTabkstpn0IBzsE9HENyCoPaK_XhI6ILQ9uAd443y9L6sBLUSZFHsJ9S1yRxRj_UGhKK93f7CR8NNAhoUe/s400/Suman+Sharma.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Atualmente Kavita Barala está treinando na base aérea de Agra (no estado de Uttar, no Norte) para exercer suas funções como oficial de navegação em operações de ajuda e missões de bombardeio, mas ela pensa em voar mais alto.

"Uma vez que terminar meu treinamento, eu gostaria de me formar para pilotar em um (caça) Sukhoi-30", afirmou.

As Forças Aéreas indianas se constituíram em 1932 e contam com cerca de 170 mil integrantes. Só 784 de seus oficiais são mulheres.