http://defesabrasil.com/site/images/stories/artigos/avex/avex-08T.jpg

Helicópteros do Exército brasileiro partem para resgate de reféns das Farc

Fonte: O Globo - Por Evandro Éboli

Dois helicópteros Cougar do Comando Militar da Amazônia com capacidade para transportar até 26 passageiros cada partiram às 10h desta sexta-feira de Manaus (12h no horário de Brasília) em direção à fronteira da Colômbia. Integrantes do 4º Batalhão de Aviação do Exército, as aeronaves serão utilizadas no resgate de seis reféns colombianos que estão em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na tripulação brasileira estarão dezesseis militares. Mas o Exército garante que são apenas técnicos: um coordenador da operação, quatro pilotos, quatro sargentos da manutenção, quatro sargentos técnicos em mecânica, dois especialistas em comunicações e um técnico em aparelho de oxigênio.

Após uma escala em Tefé (AM), os helicópteros seguem para São Gabriel da Cachoeira (AM), distante cerca de 900 quilômetros de Manaus, onde fazem um pouso para pernoite e abastecimento. Lá se juntaram à equipe integrantes da Cruz Vermelha e uma senadora colombiana. No sábado pela manhã, a missão brasileira segue para Querari (AM), na fronteira com a Colômbia. Nessa localidade, os militares do Brasil aguardarão as instruções da Cruz Vermelha, que está no comando dessa operação de resgate. ( Cruz Vermelha está esperançosa com liberação de reféns )

No Comando do Exército, o receio é que o mau tempo na região possa atrapalhar ou atrasar a ação, já que se trata de uma área de selva e esta época é de muita chuva na Amazônia. O governo brasileiro não tem informações precisas sobre o local onde os reféns serão libertados e para onde serão levados dentro da Colômbia. Os militares ficarão aguardando as coordenadas.

Em dezembro, o comando das Farc prometeu libertar o ex-governador Alan Jara, do Departamento de Meta, o ex-deputado Sigifredo López, um soldado e três policiais militares. O pedido de ajuda ao Brasil foi feita pela Cruz Vermelha ao Ministério da Defesa. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha decidiu chamar o Brasil para esta missão por sua proximidade geográfica com a Colômbia. Na terça, em Bogotá, o embaixador brasileiro Valdemar Carneiro Leão anunciou que o Brasil daria uma ajuda "logística".