Com o satélite Amazônia-1, Inpe espera 'turbinar' monitoramento da floresta

Será o primeiro satélite brasileiro de observação da Terra.
Segundo diretor do Inpe, lançamento deve acontecer em 2011.

Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São Paulo - Via G1

Concepção artística do satélite brasileiro, a ser lançado em 2011. (Foto: Inpe/Divulgação)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é referência internacional no monitoramento de desmatamento. Ainda assim, a própria instituição admite que se baseia em imagens de satélites problemáticos, como o americano Landsat-5 - que já está fazendo hora extra após 22 longos anos de serviços prestados - para vigiar a destruição da floresta.

Para diminuir a dependência de satélites estrangeiros, o instituto está desenvolvendo um modelo próprio, a ser lançado em 2011, o Amazônia-1. Será o primeiro satélite de observação da Terra desenvolvido no Brasil.

“O Amazônia-1 terá uma câmera com resolução de 40 metros que faz uma varredura completa da Terra a cada 5 dias e outra com resolução de 10 metros que precisa de 30 dias para fazer uma imagem do mundo”, explica Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

A imagem “http://veja.abril.com.br/020998/imagens/amazonia1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Atualmente, o Deter (Detecção de de Desmatamento em Tempo Real), sistema que fornece os dados mensais oficiais de desmatamento se baseia em imagens com resolução de 250 metros tiradas a cada dois dias. A resolução é o tamanho a que equivale um pixel (ponto) na imagem, ou seja, atualmente, a área mínima registrada pelo Deter tem que ter pelo menos 250 de lado.

A câmera de maior resolução (10 metros) do Amazônia-1 é de fabricação britânica. O satélite é baseado em uma plataforma nacional que deverá ser utilizada em outros satélites propostos para o programa espacial brasileiro: o satélite científico Lattes-1, o satélite-radar de observação da Terra Mapsar, e o satélite meteorológico de medidas de precipitação GPM-Br.

Esta semana, o Inpe anunciou uma compra de peças do Amazônia-1. Todos os seus equipamentos devem estar comprados ainda este ano. Gilberto Câmara diz que ainda não está definido de que país ele será lançado. “O Cbers foi lançado pela China porque se trata de um satélite sino-brasileiro. No caso do Amazônia-1, não há esse compromisso”, explica.

Apesar do avanço que o novo satélite representa para o monitoramento da Amazônia, ele não supre por si só todas as necessidades do instituto para esse fim. “O nosso sonho é ter 5 metros de resolução diariamente”, comenta Câmara.

Segundo o diretor, para um monitoramento de “grande acurácia”, seriam necessários pelo menos dois satélites. “Trabalhamos com o conceito de constelações (conjuntos de satélites). Nem num horizonte de 2015 ou 2018 podemos pensar que um só satélite vai fazer isso (monitoramento de alta precisão)”.

http://aristotelizar.com/web/wp-content/2008/08/satelite-simon-bolivar.jpg

Brasil inicia estudos sobre satélite geoestacionário

Da EFE - Via G1

Os Ministérios do Planejamento e da Ciência e Tecnologia assinaram um termo de cooperação para iniciar os estudos a respeito do primeiro satélite geoestacionário brasileiro, sob a forma de parceria público-privada (PPPs).

De acordo com a Agência Espacial Brasileira (AEB), o objetivo deste satélite será fornecer serviços de telecomunicações de governo, comunicações militares seguras e de informações sobre meteorologia e controle de tráfego aéreo.

A fase de estudos incluirá avaliações das partes técnica e econômica, assim como a financeira e jurídica, na qual serão feitas as licitações e contratos.

A AEB informou que, após a análise das alternativas de financiamento, a viabilidade do projeto foi garantida "em um horizonte de 15 anos".