A Rússia pode ja ter vendido o S-300 para o Irã

Fonte: Quintus por Clavis Prophetarum


(Sistema S-300 in http://www.enemyforces.net)

Mas afinal a Rússia vendeu ou não, os sofisticados sistemas de defesa aérea S-300 ao Irã? No passado dia 26, um representante da diplomacia russa negou a notícia, que tinha origem nas declarações de um deputado iraniano segundo o qual a Rússia teria começado a entregar mísseis S-300 e os seus respectivos lançadores à República Islâmica.

Os russos chegaram mesmo a acusar os media de “falta de notícias” e de estarem a inventar para “vender papel”. É certo que outras fontes russas também indicam que esta venda ocorreu mesmo… Por exemplo, o deputado russo Esmaeil Kosari, que é nada mais nada menos que membro da comissão parlamentar de segurança nacional e política externa afirmou à agência noticiosa iraniana que a Rússia tinha começado a enviar componentes dos S-300PMU-1 para o Irã… Outra fonte, desta feita um artifo da RIA Novosti alegava que a Rússia estaria a vender cinco batalhões de sistemas S-300, ou seja entre 20 a 60 sistemas lançadores, tendo cada um três tubos.

Os mísseis 48N6E2 dos S-300 PMU-2 têm um alcance entre os 150 km e os 200 km e são considerados dos sistemas anti-aéreos mais eficientes do mundo, com a capacidade de atacar seis alvos por sistema, lançando 12 misseis. Ou seja, um batalhão com 4 sistemas lançadores pode enfrentar 24 aviões ao mesmo tempo.

Obviamente, os EUA estão muito preocupados com estas alegações, já que se forem bem utilizados, os S-300 poderão abater os aviões israelitas ou norte-americanos que realizem raids sobre instalações nucleares iranianas… Atualmente, o Irã já opera 29 sistemas Tor-M1 de médio alcance, que já preocupam sobremaneira.