http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/07/216_2856-alt-embraer.jpg
Cidade portuguesa confirma investimento da Embraer

Da EFE Via G1

O prefeito de Évora, José Ernesto Oliveira, confirmou hoje a decisão da Embraer de investir na criação de duas fábricas de autopeças de aviões na cidade portuguesa.

Segundo a imprensa local, Oliveira reconheceu que sente "algum temor" de que a crise econômica interfira nos planos da Embraer, que programou investir 148 milhões de euros em seus projetos em Portugal.

No entanto, o prefeito disse que existe "a confirmação por parte dos responsáveis da Embraer, inclusive do presidente da empresa, de que o projeto em Évora é estratégico para responder às suas demandas".

"De certa forma, esse projeto está fora da crise", afirmou Oliveira após a cerimônia de venda de terrenos próximos ao aeroporto da cidade, na região do Alentejo, onde está prevista a construção das fábricas da Embraer.

O prefeito lembrou que o projeto abrange uma fábrica de estruturas metálicas de aeronaves e outra de materiais resistentes mais leves que ocuparão uma superfície de 30 hectares no futuro parque industrial aeronáutico de Évora.

O calendário para a construção das fábricas contempla o início dos trabalhos para meados deste ano, e prevê que as indústrias entrem em produção em 2010.