França terá 1ª base militar alemã desde a II Guerra

Fonte: Veja

Pela primeira vez desde o fim da II Guerra Mundial, tropas alemãs serão posicionadas em território francês, como parte de um projeto de reconciliação militar entre os dois países vizinhos. A estratégia, que deve ser anunciada oficialmente no próximo final de semana, tem forte significação simbólica, uma vez que França e Alemanha trazem um passado repleto de animosidades.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdj3Ajzy_t5C9Hb0no_fCbvhrNtTYD1d9ycx7GNwxKgIjukqAox2OlgJZM10rkg_92_p8Kokxj5UJ4_EaVzXWgSQn2zxTU7pryrus3BDgHVR2RB5KiiL3CgmSL4AT8tcBBu99FoMeYhj6u/s1600/debt+to+GDP+Map.png

De acordo com a medida, um batalhão de 450 a 800 soldados será posicionado na Alsácia ou na Lorena, perto de Strasbourg. Essas regiões, que hoje pertencem à França, foram disputadas por ambos os países ao longo da história. Foi também na região da Lorena, mais especificamente em Verdun, que aconteceu uma das batalhas mais sangrentas da I Guerra Mundial, justamente entre alemães e franceses.

O posicionamento das tropas alemãs é o mais novo capítulo de um plano de reconciliação criado 20 anos atrás pelos dois países, que já possuem uma brigada binacional com 5000 membros. Nas últimas décadas, seus soldados atuaram em missões conjuntas na Bósnia, Kosovo e Afeganistão.

Tropas franco-germânicas também tem permanecido nas cidades alemãs de Donaueschingen, Muellheim e Immendingen, mas, recentemente, para preencher uma necessidade doméstica, a França anunciou sua retirada. O anúncio oficial da base alemã deverá ser feito no final de semana, quando a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irão se encontrar em Munique.