[fx2_faseII.JPG]

Exclusivo DefesaNet
Entrevista com o Brig Saito, Comandante da Aeronáutica

Programa F-X2: "Nossa meta é adquirir 36 aviões, mas a crise econômica preocupa".

Defesa@Net teve a oportunidade de entrevistar o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica, quando este visitou o V Comando Aéreo Regional (COMAR), na manhã de ontem, 27 Janeiro. Na oportunidade houve a troca do comando do Hospital da Aeronáutica de Canoas (HACO).

Os pontos relevantes da entrevista com o Comandante da Aeronáutica:

O Programa F-5BR

Não serão adquiridos mais aviões F-5. Estamos em negociação final com a EMBRAER para a assinatura do contrato de modernização do aviões adquiridos da Jordânia para o padrão F-5EM/FM. Será criado mais um grupo de caça que ficará sediado na Amazônia.

O F-5BR deverá permanecer em serviço até 2020-25. O avião nos tem atendido perfeitamente. A performance na Operação Red Flag nos satisfez muito. No fim do ano foi introduzido o sistema de datalink (enlace de dados), que permite que os pilotos troquem informações de forma segura entre si. Não temos tido maiores problemas de pane com os motores F-5.

A Operação do C-105 Amazonas

Temos 8 aviões em Manaus (AM) e 4 em Campo Grande (MS) E no futuro um grupo de 4 em Belém(PA). Estamos negociando mais 8, sendo 4 para a função SAR, que serão usados nas áreas das Fronteiras Norte e Oeste.

Brigadeiro Saito e Nelson Düring Editor-Chefe de Defesa@Net

O P-3

Visitei recentemente uma unidade operacional do P-3 e também a as atividades de modernização do P-3BR, na Espanha e me surpreendeu a diversidade e capacidade da eletrônica embarcada. Será um importante meio nas operações de proteção às atividades do Brasil na área do pré-sal, e às operações no Atlântico Sul junto com os Bandeirulhas.

Programa F-X2

No próximo dia 2 de Fevereiro (segunda-feira) teremos a entrega das propostas das empresas (BOEING, DASSAULT e SAAB) ao RFP (Request for Proposa) emitido pela FAB. Nosso cronograma prevê que em Junho, no máximo, Julho deste ano, seja definido o finalista. E em Outubro espero assinar o contrato. Nessa fase de análise de propostas estaremos em contato direto com os fabricantes, para solucionar dúvidas e esclarecer detalhes.

Trabalhamos com o número de 36 aviões, esta é a nossa meta. Nos preocupa o ambiente econômico, pois poderá interferir, não podemos ignorar isso. O Brasil não está sendo tão afetado pela crise econômica e esperamos que até o segundo semestre o cenário tenha mudado.

Programa F-X2: A Necessidade

Aquisição de um novo caça que nos levará a um novo patamar tecnológico e operacional. Será um passo significativo para a FAB e também para a indústria nacional.

Programa F-X2: A parte industrial

Não temos um requisito formal, negociaremos com as empresas. Se serão 12 fornecidos diretamente pelas empresas e os demais 24 montados no Brasil, tudo isto será definido nas negociações.

Modernização dos Bandeirantes

Já estamos com o contrato assinado e nos próximos meses a Aeroeletrônica preparará os protótipos da nova aviônica que será introduzida no avião.

O impacto da Crise Econômica

Ainda não avaliamos o impacto. Primeiro o governo deverá avaliar e estabelecer as ações, após isto nós analisaremos o efeito em nossos programas e atividades. (Nota do Editor: ao mesmo tempo em que o Brig. Saito dava esta declaração, o Ministério do Planejamento anunciava contingenciamento de 56% no orçamento do Ministério da Defesa para a rubrica de investimentos).