http://www.falcoes.net/servico1-1.jpg

Força Aérea realiza exercício de treino na Serra da Estrela

Fonte: LUSA - SOL

A Força Aérea Portuguesa realiza até 12 de Fevereiro o exercício ‘Descongelamento Real 9’, com o objectivo de «maximizar o treino» dos seus militares numa «multiplicidade de cenários que retratam conflitos e ameaças actuais»

Esta operação, que decorre na zona da Serra da Estrela, é combinada e conjunta, sendo dirigida pelo Comando Operacional da Força Aérea, através da esquadra de aeronaves de combate F-16.

Segundo a Força Aérea, este exercício envolve «quatro bases militares, o centro de comando e controlo da Força Aérea, cerca de 25 de aeronaves de vários tipos e categorias», bem como 400 militares.

No exercício ‘Descongelamento Real 09’ participam ainda «cerca de quatro dezenas de militares do Exército», assim de vários «meios navais e fuzileiros, integrando um exercício de instrução da Marinha Portuguesa».

No plano internacional o exercício conta com a presença de controladores aéreos tácticos dos Estados Unidos, «quatro F-16 da Força Aérea Dinamarquesa, um avião Radar da NATO e quatro F-18 da Força Aérea Espanhola».

http://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SKQen2fCnII/AAAAAAAAAio/8PvQTsfBkAo/s400/f16+portugal.jpg

Base Aérea de Monte Real é ponto estratégico de exercício militar


Fonte: Diário de Leiria


A Base Aérea n.o 5 da Força Aérea Portuguesa, em Monte Real é a 'casa mãe' num exercício táctico que se realiza até dia 12 e que envolve mais de 400 militares.


Denominado Real Thaw 09 (Descongelamento Real 09), o exercício tem como objectivo maximizar o treino dos militares, providenciando vários cenários possíveis que retratam conflitos e ameaças actuais. "Procuramos desenhar todos os cenários bélicos num único exercício", explicou o Tenente-coronel Paulo Gonçalves ao nosso jornal.


O Real Thaw 09 é uma operação conjunta, conduzida pelo Comando Operacional da Força Aérea e liderada pela esquadra de aeronaves de combate F-16.


Além de Monte Real, vão estar envolvidas mais três Bases Aéreas, o Centro de Comando e Controlo da Força Aérea. Participam ainda 400 militares da Força Aérea e 25 aeronaves. É a partir de Monte Real que partem e chegam os meios de combate de grande parte do exercício.


"As outras bases estão a apoiar a BA5, porque muito do treino está relacionado com os F-16 estacionados em Monte Real", acrescentou.


O treino pretende recriar "missões em que é preciso intervir belicamente". Será feita, por exemplo, a simulação de bombardeamentos, bem como de missões de resgate de civis. A região de Seia (Serra da Estrela) é o palco da maior parte da acção no terreno. É aí que a Força Aérea vai testar as suas capacidades de defesa aérea, transporte aéreo táctico, apoio aéreo próximo e evacuação de refugiados.


Também integram o exercício o Exército Português, nas vertentes de Operações Especiais e Pára-quedistas, bem como a Marinha Portuguesa, com o Corpo de Fuzileiros.


"Vamos recriar aquilo que chamamos de 'missão de espelho' em que cada meio vê no outro um inimigo. Essa missão vai ser conduzida pela Marinha e simula ataques e defesa de meios marítimos com os aviões", esclareceu ainda aquele oficial.


Com este exercício pretende-se avaliar as capacidades dos militares e dos meios que a Força Aérea possui. "A qualquer momento os nossos aviões podem ser chamados a intervir ao abrigo da Aliança Atlântica ou de qualquer outro conflito e não é na 'hora H' que vamos ver se estamos ou não aptos", acrescentou.


No plano internacional, o Real Thaw 09 conta com a presença de Controladores Aéreos Tácticos americanos, quatro F-16 da Força Aérea Dinamarquesa, um avião radar E3A da NATO e quatro F-18 da Força Aérea Espanhola.