Yakovlev Yak-141

O Yakovlev Yak-141 (Codigo OTAN: Freestyle) foi um caça VTOL supersônico produzido na União Soviética.

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O Yak-141 (desenvolvido inicialmente como Yak-41) foi, como a Francês Dassault Mirage III protótipo V, e o inglês Hawker-Siddeley p.1154, a tentativa de desenvolver um avião supersônico com capacidade VTOL (Vertical Take-Off - avião de decolagem e pouso vertical). Então, o Hawker-Siddeley p.1154, procurou desenvolver uma versão do supersônico Hawker Siddeley Harrier, que foi cancelado antes de o primeiro protótipo foi construído, devido ao militar maciça cortes orçamentais nos anos 60.


O Yak-141 VTOL tem as suas capacidades VTOL desenvolvida através da uma combinação de dois motor de elevação e outro para impulso. Os motores foram montados atrás do cockpit. Estes motores são utilizados para apenas na fase de decolagem.

O principal de empuxo foi montado na parte traseira fuselagem, com um bico e uma articulação giratória pós-combustão. Para a decolagem o motor de empuxo foi vetorado a um ângulo de 90°, e trabalha em conjunto com os dois motores elevadores. Para obter potência suficiente para decolagem vertical, o pós-combustor deve ser utilizado, o que impôs algumas limitações quanto ao tipo de piso em que a aeronave poderia operar.

O Yak-141m foi projetado para voar a velocidades de cerca de Mach 1,7, mas nunca chegar a voar em regimes supersônicos, e era de esperar para ter uma manobrabilidade comparável à do MiG-29 'Fulcrum'. Tinha sido concebido para a Força Aérea Soviética (SVV), não para a Marinha Soviética (VMF), como o original Yak-41.

O programa foi iniciado em 1975 como o Yak-41, uma evolução do Yak-38. O primeiro voo do Yak-41 convencional ocorreu em 9 de março de 1987, e do estado do primeiro vôo 29 de dezembro de 1989. O Yak-141M designação foi adoptada em torno de 1991 para refletir uma mudança para uma multi-configuração.

Em agosto de 1991 o programa foi interrompido devido à redução do orçamento militar da União Soviética. A concepção do OKB Yakovlev gerar posterior mente a possibilidade de do programa ser reativado, incluindo a proposta de uma versão avançada conhecido como o Yak-43, mas sem sucesso.

Especificações:

Tipo: VTOL
Fabricante: Yakovlev
Primeiro Vôo: 09/03/1987
Estado de desenvolvimento: Cancelado em Agosto de 1991
Usuario: União Sovietica.
Tripulação: 1 piloto
Tamanho da fuselagem: 18.30 m
Envergadura: 13.97 m
Altura: 5.00 m
Superficie alar: 31.7 m²
Peso vazio: 11 650 kg e peso máximo de decolagem, 19.500 kg (decolagem mista STOL) e 15.800 kg (decolagem vertical VTOL)
Motores: 1× turbojet MNPK Soyuz R-79V-300, de 108 kN (24,300 lbf
Planta de Poder(Vôo estacionário): 2x RKBM RD-41 42 kN (9,300 lbf)) de empuxo.
Velocidade máxima operativa: Mach 1.8
Alcance: 1400 km
Teto de serviço: 15.500 m
Armamento: Armas de proyectiles: 1 canhão calibre 30 mm GSh-301 com 120 disparos.
pontos duros sub alares: 4 sub alares e um ventral, com uma capacidade de 2 600 kg de carga externa.