http://www.tlaxcala.es/images/gal_4473.jpg
EUA anunciam exercício naval com Brasil e América Latina

da France Presse, em Miami - Folha de São Paulo

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que realizará seu maior exercício naval conjunto com países da América Latina, entre eles o Brasil. Os exercícios conjuntos serão realizados no próximo mês, na base naval americana de Mayport (Flórida), sede da Quarta Frota recentemente reativada.

O exercício, que será realizado entre 20 de abril e 5 de maio, reunirá no total 15 navios de guerra, dois submarinos e mais de uma dúzia de aviões de 11 países, em operações navais com o objetivo de treinamento e promoção da segurança marítima e estabilidade na região.

Estes exercícios militares anuais são realizados desde 1959. Neste ano, o 50º, eles reunirão militares do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Peru e Uruguai. Também participarão, como convidados, militares da Alemanha.

A Quarta Frota permaneceu inativa durante quase 60 anos e sua reativação foi anunciada em abril do ano passado, com o objetivo de ampliar a presença militar americana no Caribe e América Latina.

A reativação da frota gerou tensão em alguns países da região. O Pentágono esclareceu que se tratava de uma medida administrativa, sem objetivos militares.

A Quarta Frota, cuja base fica em Mayport, foi criada em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial (1938-1945) como reforço aos bloqueios e defesa contra ataques de aviões e submarinos. Ela foi desativada em 1950.