http://www.cenpat.edu.ar/images/Satelite%20Sea%20Star%20Sea%20Wifs.jpg

Peru colocará primeiro satélite em órbita no ano que vem

Terra

O Peru colocará em órbita o seu primeiro satélite espacial, que pesa 1 kg, em novembro de 2010, informou nesta quinta-feira o reitor da Universidade Nacional de Ingeniería (UNI), Aurelio Padilla. O Chasqui I é um nanosatélite em forma de cubo, com 10 cm², desenvolvido pela UNI em parceria com a Rússia. Sua composição se baseia na tecnologia Cubesat, criada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O equipamento, que orbitará ao redor da Terra a uma distância de 650 km, possui uma plataforma de alumínio especial, que apresenta alta resistência a temperaturas extremas, altas ou baixas. A UNI investira US$ 500 na construção de dois nanosatélites e o Chasqui I será substituído posteriormente por uma versão mais sofisticada.

Segundo Padilla, "o objetivo é captar imagens das zonas da Terra que quisermos, obtendo informações das condições climatológicas, áreas cultivadas, bosques, locais de possível existência de minerais, fronteiras, nascimento dos rios e evolução das geleiras.

A vida útil do satélite será de dois meses. Para o reitor, "este é o tempo suficiente para as informações que queremos serem recolhidas". Após esse período, o Chasqui I se tornará "lixo espacial" e não é necessário recuperá-lo devido ao pequeno tamanho, que não constitui um perigo.