Rússia irá fornecer ao Vietname submarinos planeados para a Venezuela

Lusa - Via Correio do Minho

O Vietname irá pagar 1,8 mil milhões de dólares por seis submarinos que a Rússia inicialmente pensava construir para a Venezuela, escreve hoje o diário Kommersant, citando fontes do Rosoboronexport, grupo público que controla a exportação de armamento russo.

Trata-se de modelos da classe Kilo (Project 636), um dos mais silenciosos submarinos no mundo.

As naves deverão ser construídas nos estaleiros Admiralteiskie de São Petersburgo.

O director desta empresa recusou-se a especificar o país que encomendou os submarinos e o valor do contrato que será assinado dentro em breve pela Rosoboronexport, mas duas fontes próximas do grupo público revelaram que o cliente é o Vietname e o valor da transacção é de cerca de 1,8 mil milhões de dólares.

A Venezuela foi considerado até recentemente o mais provável comprador de submarinos russos da classe Kilo, mas as fontes de Kommersant reconheceram que as negociações com Caracas tornaram-se cada vez mais difíceis.

Na primeira etapa, os venezuelanos pretendiam comprar nove submarinos novos, mas, depois, o número caiu para seis, e, recentemente, para três ou quatro.

Com 73,8 metros de comprimento e 9,9 de largura, o submarino Kilo pode mergulhar a uma profundidade máxima de 300 metros e desenvolver uma velocidade de 20 nós. A sua tripulação é constituída por 52 pessoas. O armamento inclui quatro mísseis, embora esse número possa subir, 18 torpedos e 24 minas.