Como Aumentar a Velocidade da Sua Internet no Windows XP Professional

Blog: Oficina da Net

o que parece o Windows XP reserva 20% da largura de banda disponível (em português, 20% da velocidade da sua conexão com a Internet) para si e esta é uma das razões pelas quais você nunca atingirá a velocidade máxima que a sua Internet é capaz de fornecer neste sistema operacional. Neste pequeno tutorial nós o ensinaremos a corrigir este problema de modo a aumentar a velocidade da sua Internet. Note que esta dica só funciona no Windows XP Professional. Além disso, algumas pessoas afirmam que esta dica não passa de puro mito. Deixamos esta dica aqui para que você mesmo teste e veja se ela realmente melhora ou não a velocidade da sua conexão com a Internet.

Para corrigir este problema, siga os seguintes passos:

1. Clique em Iniciar, Executar, gpedit.msc, .

2. Na janela que aparecerá, clique em Configuração do Computador, Modelos administrativos, Rede, Agendador de pacotes QoS (ver Figura 1).



Figura 1: Configuração do agendador de pacotes QoS.

3. No lado direito da janela dê um duplo clique em Limitar largura de banda reservável. A janela da Figura 2 aparecerá. Mude esta configuração de “não configurado” para “ativado” e mude “Limite da largura de banda (%)” de 20% para zero, como mostrado na Figura 2.


Figura 2: Configuração do agendador de pacotes QoS.


4. Clique em Ok e reinicie o seu micro.

Ao que tudo indica o Windows XP reserva 20% da largura de banda disponível mesmo se esta opção não estiver configurada e mesmo que você não use o recurso QoS (Quality of Service, Qualidade de Serviço, que vem desabilitada por default).

Tenha em mente que há vários outros motivos para que a sua velocidade de donwload não atinja a velocidade rotulada da sua Internet, tais como:

A velocidade rotulada para a sua conexão com a Internet é a velocidade máxima da conexão, não significando que você obterá aquela velocidade sempre. Seu provedor de serviço banda larga garante somente a velocidade entre a sua casa (ou escritório) e a rede deles.

Alto tráfego na rede do seu provedor de serviço.

Alto tráfego no servidor de onde você está baixando um arquivo.

Limite de velocidade no servidor de onde você está baixando um arquivo (por exemplo, se a velocidade de download no servidor é limitada a 2 Mbps você não conseguirá obter uma velocidade maior do que esta).

A rota entre a sua casa ou escritório e o servidor onde o arquivo está localizado.
Conexão de Internet sendo compartilhada com outros computadores em sua casa ou escritório.

Uso de programas de download baixando vários arquivos, “comendo” grande parte da banda disponível em sua conexão com a Internet.
Etc.

Espero que gostem Anderson Villela.

Fonte: Clube do Hardware.


Nota: Eu fiz e achei que melhorou a performace... Falei com um amigo que é Analista e é do ramo ("o Rodrigo Trumpetista") que falou que a dica é válida muito util para quem tem internet em casa via velox ou assemelhado.