Black Eagles vão operar com o KAI T-50

Fonte: Revista Asas

O Black Eagles, time de demonstração aérea da Coréia do Sul, anunciou que vai substituir em outubro deste ano os veteranos Cessna A-37 Dragonfly pelos novos KAI T-50 Golden Eagle, iniciando uma nova era em sua história.

Formado em 1953, a composição inicial do grupo era de quatro North American P-51 Mustang, que voaram pelo Black Eagles até 1958, quando as suas operações foram temporariamente suspensas. Em 1962, o esquadrão voltou a operar, dessa vez com os modernos jatos de combate North American F-86 Sabre e com um novo nome, Blue Sabres, permanecendo em operação até 1966, quando novamente foi reorganizado sob o nome de Black Eagles e, naquele momento, com os jatos supersônicos Northrop F-5A Freedom Fighter. Em 1978, o esquadrão foi novamente extinto, voltando as operações em 1994, desta vez, com o Cessa A-37 Dragonfly.

Com a chegada dos T-50, que pode atingir velocidades de aproximadamente 1.700km/h, os Black Eagles serão uma das poucas esquadrilhas de demonstração aérea no mundo a voar com um jato supersônico de fabricação própria.

Com custo de aproximadamente US$ 25 milhões, a Coréia do Sul adquiriu 82 exemplares do T-50, sendo 22 desses com capacidade de realizar missões de ataque leve e apoio aproximado.

Ao todo, serão oito aeronaves que vão compor os Black Eagles e, em sua estréia este ano, o esquadrão vai se apresentar junto com os Thunderbirds, o time de demonstração aérea da Usaf (força aérea norte-americana), durante o Seoul International Aerospace and Defense Exhibition.