POLÍCIA VENEZUELANA DESCARTA PARTICIPAÇÃO
DAS FARC EM QUEDA DE HELICÓPTERO


ANSA

A polícia da Venezuela disse nesta terça-feira não ter nenhuma informação sobre a participação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na queda de um helicóptero venezuelano ocorrida no último domingo na fronteira bilateral.

"Até o momento não temos nenhum tipo de informação, pelo menos na área que investigamos, já que essa investigação é feita pela Promotoria Militar", disse o chefe da Polícia Judiciária, Wilmer Flores, em uma entrevista coletiva.



Flores respondeu dessa forma aos questionamentos sobre uma versão que circula na internet, segundo a qual as Farc derrubaram o helicóptero por engano. O chefe policial ainda pediu para o Ministério de Defesa se posicionar oficialmente em relação ao assunto.

O helicóptero, um M1-17 V5 de fabricação russa, caiu em uma região montanhosa do estado fronteiriço de Táchira, provocando a morte de 17 militares e um civil. Ainda nesta terça-feira, o ministro colombiano de Defesa, Juan Manuel Santos, também descartou a possibilidade de que as Farc sejam responsáveis pelo acidente.

"Creio que foi um acidente, a guerrilha não é capaz de fazer um helicóptero cair. Por sorte ela não tem essa capacidade e tomara que nunca tenha", afirmou o ministro.

Por sua vez, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, expressou suas condolências pelas vítimas do acidente. "Lamento muito", disse, e acrescentou que "nossos soldados e os soldados venezuelanos são irmãos, assim como nossos povos".