A imagem “http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,20660374,00.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Micro-helicóptero deve ajudar em situações de emergência
Empresa noruguesa de tecnologia cria helicóptero capaz de chegar a lugares de difícil acesso a uma velocidade de 32 km/h

por Época NEGÓCIOS Online


Um helicóptero menor do que uma bola de golfe parece ter saído dos filmes de James Bond para ajudar em situações de emergência, resgate do Corpo de Bombeiros e até em missões de guerra.

Criado pela empresa norueguesa, Prox Dynamics, especializada em desenvolver tecnologia para miniaturas, o pequeno aparelho começará a ser vendido após completar seus testes de voo ao ar livre, que ainda não tem data para ser realizado.

Batizado de PD1200 Black Hornet, o aparelho pesa 0,5 grama,é equipado por um minúsculo motor elétrico, que faz com que ele voe a uma velocidade de 32 km/h. Além disso, o micro helicóptero é capaz de sobrevoar sobre o objeto ou paisagem pesquisada, registrar as cenas por uma câmera digital em suas hélices quase sem emitir som. “O que permite chegar próximo ao seu alvo espião sem ser identificado”, afirma Petter Muren, presidente da empresa.

Para o presidente da empresa, o helicóptero pode ser guardado em um bolso e começa a voar em questão de segundos. Ele afirma que esta invenção pode ajudar governos, Corpo de Bombeiros e Policiais em situações em que um olhar mais próximo em uma área de difícil acesso é fundamental para o salvamento ou eventuais investigações.

Confira o vídeo do micro-helicóptero: