Acidente transforma Senna em mártir da evolução da segurança na F-1

Leopoldo Godoy* -
UOL

Depois da comoção pela morte do maior ídolo do automobilismo mundial dos anos 80 de 90, era hora de se apurarem as causas e se punirem os responsáveis pelo acidente. Não se imaginava que Senna teria cometido um erro incompatível com sua respeitável carreira - embora, hoje, o último companheiro de equipe de Senna, o britânico Damon Hill, tenha dito que o acidente foi de total responsabilidade do brasileiro.

As primeiras investigações mostraram que Senna não fora capaz de fazer a curva por causa da quebra da barra de direção. Os estudos da justiça italiana concluíram que a peça havia sido soldada ainda no fim de semana do GP, pelos mecânicos da Williams. O vídeo recuperado do carro de Michael Schumacher, que estava logo atrás de Senna no momento da batida, colabora com esta análise: é possível ver que algo se desprende da Williams de Ayrton antes da fatídica Tamburello.

Como manda a lei italiana, o inquérito foi iniciado após ser eliminada a tese de erro do piloto como causa do acidente. Além de três integrantes da equipe Williams (o chefe, Frank Williams; o diretor-técnico, Patrick Head; e o desenhista do carro, Adrian Newey), o processo também envolveria os dois responsáveis pelo GP de Ímola, Federico Bendinelli e Giorgio Poggi, além do inspetor da FIA que aprovara o circuito, Roland Bruynseraede.

Três anos depois da morte, nem a Williams nem os responsáveis por Ímola são considerados culpados pelo acidente. A troca da barra de direção, concluiu inicialmente a justiça, foi decisão do próprio Senna, que estava insatisfeito com a posição do volante no carro. As imperfeições do autódromo, principalmente no trecho anterior à Tamburello, também não eram suficientes para causar a quebra da barra e matar Senna.

Em 1999, com a apelação da promotoria pública, novo veredito de inocência para a Williams, desta vez com um novo componente: a barra de direção, ficaria constatado, se quebrou após a batida. A tese da defesa foi aceita pela justiça como correta: a morte de Senna ocorreu por causa de uma seqüência de acontecimentos, que acabaram gerando um resultado imprevisível e imponderável. A culpa? Ninguém é culpado, diz a justiça.

Mas em 2004, no entanto, houve uma nova reviravolta no caso. O Tribunal de Cassação, espécie de Suprema Corte da justiça italiana, queria que os juízes de Bolonha explicassem as contradições do segundo veredito. A ordem não só anulou a absolvição anterior, de 1999, como obriga uma nova investigação nas causas da quebra da barra de direção. Em 27 de maio de 2005, a corte italiana absolve Adrian Newey e retira as acusações contra Patrick Head. Frank Williams também é inocentado de culpa no caso.

Mas, se é possível extrair alguma conseqüência benéfica da trágedia seria a evolução da segurança dos bólidos da F-1 atual. O fim de semana trágico de Ímola em 1994 provocou reflexões sobre os limites de desenvolvimento da velocidade e da estabilidade dos carros. Depois de dois anos de avanços tecnológicos, a F-1 de 1994 não teria a relativa segurança trazida dos sistemas eletrônicos e automáticos de câmbio, freios, tração e controle ativo da suspensão. A potência dos motores, no entanto, só crescera.

A morte de Ratzenberger, no sábado, seria a primeira na F-1 desde que o italiano Ricardo Paletti se acidentou na largada do GP do Canadá, em 13 de junho de 1982 (outro italiano, Elio de Angelis, morreu testando sua Brabham em 1986). Senna, morto no domingo, seria do 33º piloto a falecer em decorrência de um acidente na categoria, contando as tragédias durante os treinos. Para piorar, pela primeira vez desde 1960 dois pilotos morriam no mesmo fim de semana. No GP da Bélgica de 1960 faleceram Chris Bristow e Alan Stacey, em acidentes distintos.

Era preciso mudar alguma coisa para que a F-1 voltasse a ser menos arriscada para a vida dos pilotos. O acidente de Rubens Barrichello, na sexta-feira de Ímola, e de Karl Wendlinger, na prova seguinte - Mônaco - eliminaram o fator "coincidência" de qualquer avaliação das mortes de Senna e Ratzenberger.

A primeira medida tomada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) foi diminuir a capacidade do motor, de três para dois litros e meio. Com os sistemas de turbo banidos desde os anos 1980, a redução da capacidade representou uma diminuição sensível na velocidade dos carros, pelo menos inicialmente.

Em termos de aerodinâmica e aderência, foram adotadas novas medidas para reduzir a estabilidade dos carros em altas velocidades e limitando, portanto, o desenvolvimento de carros ultrarrápidos. A FIA passou a controlar mais o uso das asas que prendem o carro no solo e permitem maior potência no motor, mas têm um efeito colateral perigoso: em caso de quebra destes acessórios aerodinâmicos, o monoposto pode literalmente decolar, colocando em risco a vida do piloto.

Os pneus também foram alterados. Os slicks foram trocados pelos pneus com sulcos e só voltaram nesta temporada. Além disso, as rodas são presas aos carros por correntes especiais, evitando que võem para o público ou até mesmo atingam a cabeça do automobilista.

No cockpit, as mudanças foram ainda mais substanciais: antes, o piloto ficava com toda a cabeça para fora do carro, com parte dos ombros também desprotegidas. Em caso de capotamento, a vida do piloto dependia da rigidez do arco de proteção ("santantônio"). Agora o piloto fica apenas com a parte superior do capacete para fora, e foram criadas pequenas barreiras laterais. O espaço dentro do carro também aumentou, permitindo maior mobilidade para o piloto em caso de emergência.

A "cápsula de sobrevivência" ganhou placas de reforço lateral e frontal. Foram proibidos materiais mais leves, porém menos resistentes, como o berílio. Os testes se tornaram mais exigentes. A parte que protege o piloto precisa resistir a impactos maiores: antes, o carro era testado em impactos laterais a 7m/s, ou 25,2km/h. Agora, o cockpit tem que se manter perfeito para batidas de até 36km/h.

Nas pistas, a segurança também aumentou, a começar pela Tamburello, onde Senna se acidentou. No lugar de uma "reta torta", como Piquet classificava a curva de Ímola, uma chicane. Nos outros circuitos, as áreas de escape foram aumentadas. A proteção de pneus foi fixada, para garantir também a segurança do público. Lentamente as caixas de brita foram sendo substituídas por concreto altamente abrasivo, que segura os carros em caso de saída da pista.

E expectativa da FIA e dos organizadores dos Grandes Prêmios é que a F-1, embora arriscada, consiga se manter sem acidentes sérios. As mudanças garantiram que, desde a morte de Senna, nenhum outro piloto tenha se despedido tragicamente da categoria.

* Texto originalmente publicado no décimo ano da morte de Senna.


Senna morreu há 15 anos em acidente em Ímola
Senna morreu há 15 anos em acidente em Ímola

"Senna era uma ótima pessoa a ser copiada", diz Barrichello

Terra

Atual vice-líder da temporada de Fórmula 1, o brasileiro Rubens Barrichello disse que o tricampeão da categoria, Ayrton Senna, sempre foi um modelo em sua vida. Esta sexta-feira marca o 15º ano da morte do piloto brasileiro.

"Para mim é emocionante relembrar esta data. Senna sempre será um exemplo de vida e sempre será meu ídolo. Quando eu não podia fazer igual, sempre copiava. Ele era uma ótima pessoa para ser copiada", disse o piloto em entrevista ao programa Mais Você da Rede Globo.

Barrichello começou a carreira na Fórmula 1 em 1993, na Jordan. No pouco mais de um ano de convivência com o ídolo, ele diz que viveu dias de tiete. "Parecia que eu estava no sofá o acompanhando. Eu esperava ele sair do boxe, sair do carro, aquela coisa toda", relembrou.

O programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, ainda contou com as presenças do narrador Galvão Bueno e da irmã do tricampeão, Viviane Senna, que se emocionou ao relembrar a morte do campeão e não segurou as lágrimas.



SIMPLISMENTE O MELHOR




Donington 1993



Quem acredita sempre alcança!