Primeiro e Segundo Protótipos do Su-35 serial 901 e 902
Por conseqüência a aeronave acidentada (terceiro protótipo) seria o 903

Pane elétrica no motor durante a decolagem
derrubou o terceiro protótipo do Su-35


By Vinna - com informações do Moscow Times.com

A queda do caça Su-35 durante a decolagem foi motivada por um mal mau funcionamento do motor, anunciou o fabricante do avião nesta quarta-feira. A queda levou a explosão e perda total do terceiro protótipo de ensaios de voo do novo caça Russo de quarta geração. O sinistro ocorreu no aeroporto de Komsomolsk-em-Amur em 26 de abril. O piloto ejetou em segurança.

Alexander Pekarsh, CEO da fabrica de Komsomolsk-em-Amur Aicraft, ou KNAAPO, disse que um defeito na engenharia do sistema de controle do motor do Su-35 havia sido detectado e que isto seria a causa do acidente.

O piloto do Su-35 tentou em abortar a decolagem, usando os vários métodos que incluem o pára-quedas do freio. O caça então colidiu em chamas com uma proteção no final da pista. O piloto ejetou em segurança mas ainda está hospitalizado em razão de ter sofrido um ataque cardíaco.

A Sukhoi, é o principal acionista da KNAAPO, e iniciou os teste com o Su-35 em fevereiro 2008. As fábricas devem iniciar a entrega dos aviões em 2011. A Sukhoi planeia exportar o caça para países do Sudeste Asiático, África, América Latina e Oriente Médio.

Acidente com um Su-27 na Ucrania

O Su-35 "é um caça avançado de quarta geração ++ já que usa tecnologia de quinta-geração,” afirma a fabricante Sukhoi em seu Web site. O avião caracteriza-se pelo novissimo radar de varredura eletronica - AESA Irbis-E que permite ao avião detectar e seguir até 30 alvos ar além de acoplar até oito alvos, de acordo com RIA-Novosti. É equipado com um canhão de 30 milímetros com 150 cartuchos e tem capacidade de carga de até 8 toneladas em 12 pontos externos.