Angola e Rússia assinam contrato de construção do satélite AngoSat

Fonte: Angola Press

Angola e Rússia assinaram hoje (sexta-feira), em Luanda, um contrato para construção, lançamento e operação do satélite angolano de telecomunicações AngoSat, no quadro da visita que o presidente da Federação Russa, Dimitri Medvedev, realiza a Angola.

Avaliado em 327 milhões e 600 mil dólares norte-americanos e com o tempo de produção estimado em 39 meses, o contrato prevê, para além do fornecimento de meios técnicos, a formação de quadros angolanos em tecnologia espacial para a gestão do satélite.

AngoSat terá um tempo de vida útil de 15 anos e vai servir para apoiar as infra-estruturas nacionais de telecomunicações e televisão digital terrestre em todo o país.

O satélite angolano terá capacidade de 16 transponders na banda C, num total de 1152mHz, seis transponders de 72 MHz na banda Ku, num total de 432MHz e vai permitir realizar, em todo o território nacional, serviços de telecomunicações e de televisão digital via terrestre, em substituição do sistema analógico.

AngoSat permitirá ainda a cobertura da África e Europa na banda C e da África Austral, em particular, na banda Ku.

O contrato foi assinado pelo vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias da Informação de Angola, Aristides Safeca, e em representação do consórcio de empresas russas o director geral em exercício da empresa Rosoboronexport, Vassili Ivanov.

O consórcio russo integra as empresas RSC (Rocket Space Corporation) Energia, Telecom-Projecto 5 e Rosoboronexport, que lidera o grupo.

Nos termos do contrato, a empresa RSC Energia será responsável da produção do satélite.

A Rússia e Angola têm firmados acordos em vários domínios ensino superior, exploração diamantífera, ciência e tecnologia e militar, entre outros.