CIOPAER do Ceará presta relevante serviço no Piaui

By Vinna com Informações do Portal Verdes Mares

Exatamente após recompor o estado operativo dos 3 helicopteros (antes de 2005 eram 4) da Companhia de Policiamento Aéreo - CIOPAER do Ceará o Governo do Estado do Ceará entregou aquela unidade operacional uma nova missão.

Sem muito alarde O Governo do Ceará (ao contrario do de São Paulo) enviou ao Piauí um helicóptero para ajudar no resgate às pessoas que ficaram isoladas,depois do rompimento de 50 metros de barragem da represa Algodões I no Rio Poti no município de Cocal da Estação, Norte do estado do Piauí e fronteira do Ceará e distante a 280 quilômetros de Teresina

Informações obtidas junto a Companhia de Recursos Hídricos do Ceará - Cogerh, o estado contribui com 16 % do volume de água da bacia do Parnaíba. O Volume de água excedente no Ceará segue para o Piauí pelo rio Poti, que nasce no município de Quiterianópolis, passa por Crateús e deságua no rio Parnaíba, em Teresina. Na Serra da Ibiapaba, outros rios são afluentes do rio Longá, no Piauí, que também faz parte da bacia.

A Cogerh afirma que a tromba d´água repentina provocou o aumento do nível desses rios e pode ter contribuído de forma decisiva para o rompimento da barragem, já que tem chovido muito na região e os municípios da serra da Ibiapaba, como Viçosa do Ceará, ficam vizinhos à Cocal da Estação.

A interrupção dos meios de comunicação, inclusive a telefonia móvel, impediu num primeiro mimento a Defesa Civil estadual de recolher dados sobre o acidente.
Por isso não houve a princípio informações sobre vítimas. Durante toda a noite, policiais e bombeiros, com embarcações, resgataram pessoas em situação de risco. Mais de 100 militares, entre bombeiros e policiais de Teresina e Fortaleza, foram enviados para o local.

Vale salientar o importante trabalho desenvolvido pela Companhia de Policiamento Aéreo - CIOPAER do Ceará, teve sua reputação abalada fortemente
após o acidente com um helicoptero em 2005 que expos a situação de sucateamento dos helicopteros daquela unidade de policiamento.

A Iniciativa expõe o compromisso do Governo do Estado do Ceará em empreender uma NOVA politica publica para a área de segurança Pública que vem capitaneada pelo programa Ronda do Quarteirão.