T-27 da FAP ao lado de C-95 da FAB

Comissão da Câmara aprova doação de 3 aviões brasileiros ao Paraguai

Da EFE Via G1

A Comissão do Mercosul da Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto que prevê a doação de três aviões T-27 Tucano ao Paraguai para o uso no combate ao tráfico de drogas, informaram fontes parlamentares.

A medida foi anunciada pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início deste ano, mas ainda precisa ser aprovada no Congresso.

Segundo a "Agência Câmara", após o sinal verde na Comissão do Mercosul, o projeto que estabelece a doação dos aviões ainda deve ser discutido por outras quatro comissões parlamentares, mas apenas em caráter "consultivo". Por isso, a decisão de hoje garante sua aprovação na casa.

De acordo com o projeto, o Paraguai será responsável pelo traslado dos aviões e os receberá "no estado em que se encontram", pois se trata de aeronaves que estavam em operação desde 1998 e que a Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de substituir por modelos mais modernos.

O T-27 Tucano, fabricado pela Embraer, é um turboélice utilizado em treinamento de pilotos e missões de combate. O modelo é equipado com mísseis ar-terra, pode carregar até quatro bombas e conta com uma metralhadora em cada uma de suas asas.